sábado, 21 de novembro de 2009

Músicas - 1

PAU DE ARARA (O COMEDOR DE GILETE)

Carlos Lyra, em parceria com Vinícius de Moraes, escreveu a peça Pobre Menina Rica, narrando a desventuras de uma garota rica que se apaixonava por um mendigo.


A peça foi sucesso no Teatro Maison de France, no Rio, passando depois ara o Teatro de Bolso. Alguns artistas foram substituídos. Nessa, Ary Toledo passou a integrar o elenco. Ele cantava durante a encenação, a música Pau de Arara.


Um dia Ary pediu à Carlos Lyra para poder gravar a música. Foi gravado um compacto que não chegou a ser sucesso. Porém, num programa O Fino da Bossa, da Record, Ary cantou Pau de Arara. A apresentação foi gravada ao vivo, contando com as gargalhadas da platéia e, principalmente, da própria Elis. Bastou para explodir em sucesso.


A música e Ary se entrelaçaram de tal forma que muita gente podia jurar que Ary Toledo era o pobre cearense que comia gilete na praia de Copacabana. Justo ele, Ary, paulista natural de Bauru.


A letra é a seguinte:


Eu um dia cansado que tava / da fome que eu tinha/eu não tinha nada / que fome que eu tinha, / que seca danada no meu Ceará / eu peguei e juntei / um restinho de coisas que eu tinha: / duas calças velhas e uma violinha / e num pau de arara / toquei para cá. / E de noite eu ficava na praia de Copacabana / zazando na praia de Copacabana / dançando o chachado pras moças olhá

Virgem Santa / que a fome era tanta / que nem voz eu tinha / Meu Deus quanta moça / que fome que eu tinha

Mais fome que tinha no meu Ceará / puxa vida que num tinha uma vida / pior do que a minha / que vida danada , que fome que eu tinha / zazando na praia pra lá e pra cá / quando eu via toda aquela gente / no come que come / eu juro que eu tinha saudades da fome / da fome que eu tinha no meu Cearà / e ai eu pegava e cantava / e dançava o xaxado
e só conseguia porque no xaxado / a gente só pode mesmo se arrastá.

Virgem Santa / que a fome era tanta / qu'inté parecia que mesmo xaxado / meu corpo subia / igual se tivesse querido voar.

Vou-me embora pró meu Ceará / porque lá tenho um nome / aqui não sou nada / sou só Zé com fome / sou só Pau de Arara / nem sei mais canto / vou picar minha mula / vou antes que tudo rebente / porque estou achando que o tempo está quente / pior do que antes não pode ficar.


Ainda há muitos que pensam que a letra é do comediante. Embora Pau de Arara seja “a cara” do grande Ary Toledo, a música é composição de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes.


O vídeo é, na verdade, uma sonora com a interpretação de Pau de Arara. Observem os risos de Elis Regina e da platéia de O Fino da Bossa.



Nenhum comentário: