sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cantores e Compositores - 6

CARTOLA

Nascido Angenor de Oliveira, Cartola é carioca do Rio de Janeiro/RJ, 11 de outubro de 1908 e falecido também no Rio, 30 de novembro de 1980, de câncer.

Nasceu no bairro do Catete, mas aos 11 anos foi morar no morro da Mangueira. Foi tipógrafo e pedreiro.

É considerado por alguns dos principais nomes da MPB como o maior sambista de todos os tempos.

A origem do apelido era o fato dele usar um inseparável chapéu (para que seus cabelos não ficassem sujos de cimento, quando era pedreiro), que acabaram confundindo com uma cartola e passaram a chama-lo pelo apelido que logo pegou e que ele levava com orgulho. Ao apelido, logo foi acrescentado, com justiça, a alcunha “Mestre”.

Cartola foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, a Escola de Samba mais popular do Rio de Janeiro.

Nos anos 60, juntamente com a esposa Dona Zica – outra figura cuja história mistura-se à própria história do samba e da Mangueira -, fundou o bar Zicartola, no Rio, que era reduto da boemia e dos grandes sambistas, surgindo lá grandes nomes que hoje são sucesso no Brasil todo.

Embora consagrado, só conseguiu gravar seu primeiro disco aos 65 anos. É autor de sambas imortais como As Rosas não Falam, O Mundo é um Moinho, O Sol Nascerá e Alvorada, entre outros.

Nos anos 40 ficou viúvo da então esposa Deolinda, doente e desapareceu, trocando o morro da Mangueira pela Baixada Fluminense. Em 1947, desgostoso com a direção da Mangueira, brigou, afastou-se, contraiu meningite, chegando a ficar três dias em coma e um ano de muletas. Passou ainda por doenças venéreas e ficou muito tempo desaparecido.

Foi encontrado pelo cronista Sérgio Porto trabalhando como lavador de carros e levado de volta à Mangueira em meados dos anos 50.

Foi quando reencontrou Maria Euzébia Silva do Nascimento, a Dona Zica, amiga de infância, com quem viria casar-se.

Ela era cunhada de seu compadre Carlos Cachaça.

Apesar da sua importância para a Música Popular Brasileira, Cartola, em vida, jamais teve seu talento reconhecido e homenageado à altura de sua importância.

O vídeo mostra Mestre Cartola no programa MPB Especial da TV Cultura em 1974. Ele canta O Sol Nascerá uma de suas canções clássicas.





Já este vídeo é do mesmo programa, onde Cartola interpreta outro clássico: Alvorada.






Curiosidades
<> Sozinho ou em parceria, compôs mais de 500 canções.
<> O nome Angenor foi um erro do escrivão do cartório onde foi registrado. Deveria ser, logicamente, Agenor.
<> Cartola conheceu Dona Zica – ou melhor, Maria Euzébia – na infância. Foram reencontrar-se em 1952, ano em que casaram-se.

Nenhum comentário: