segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cantores e Compositores - 4, Encontros - 6, Mitos - 8

TOM JOBIM

Nascido Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Brasil, Rio de Janeiro/RJ, 25 de janeiro de 1927 e falecido em Nova Iorque/EUA, 8 de dezembro de 1994, aos 67 anos, de parada cardíaca, quando recuperava-se de um câncer de bexiga.

Um dos criadores da bossa nova, foi cantor, compositor, maestro, arranjador, violonista e pianista.

Nasceu no bairro da Tijuca, mas foi criado em Ipanema.

Casou-se em 1949 com Thereza Otero Hermanny (falecida em 1985) com quem teve os filhos Paulo e Elizabeth (nascidos em 1950 e 1957, respectivamente). Em 1986, já viúvo, casou-se com Ana Beatriz Lontra e teve os filhos João Francisco (1979/1998) e Maria Luiza (1987).

No início dos anos 50 tocava em boates cariocas como no famoso Beco das Garrafas. Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, nascendo aí uma grande amizade e parceria (foto à esquerda).


Em 1963 compôs, com Vinícius, Garota de Ipanema, possivelmente a música brasileira mais executada e regravada no exterior.

Em 1967 foi convidado a gravar nos EUA com Frank Sinatra, outro que acabou tornando-se seu grande amigo.

Dentre suas músicas mais famosas, podem se destacar: Chega de saudade (que marcou o início da Bossa Nova), Água de beber, Samba de uma nota só, A Felicidade, Garota de Ipanema, Triste, Wave, Tereza da praia, Águas de março, Luiza, Corcovado, Dindi, Samba do avião, Anos Dourados, etc.

O vídeo mostra um clássico e um encontro histórico entre Tom e Elis no Fantástico, em 1974. A música, Águas de março, foi um grandioso sucesso, uma verdadeira poesia num encontro de gênios.




Outro encontro memorável e uma música fabulosa. Tom e Toquinho numa versão instrumental de Wave. Ele, monstro no piano, Toquinho, fera no violão. Faltou identificar o flautista, tão bem quanto os dois.



Curiosidades

<> O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro ganhou seu nome.

<> Sua segunda esposa, Ana Beatriz Lontra, tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth.

<> A música Desafinado, de 1957, rendeu-lhe 3 prêmios Grammy.

Nenhum comentário: