quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Seriados - 41

AGENTE 86

Sucesso mundial na década de 60, o Get Smart foi um seriado americano de comédia rasgada que satirizava os filmes de James Bond, com temas de espionagem e Guerra Fria.

Os produtores Leonard Stern e Dan Melnick associaram-se a Mel Brooks e Buck Henry e convidaram o ator Don Adams para estrelar a série. O convite deu-se porque Adams havia parcipado com destaque no programa The Bill Dana Show, onde vivia um atrapalhado detetive de hotel.

Don Adams incorporou de tal forma o pesonagem que não raro feria-se em cenas de ação em que dispensava dublês. Chegou a quebrar o nariz e deslocar o maxilar.

Após a apresentação do episódio-piloto, os executivos da Rede ABC não quiseram comprar a série, já que na trama os vilões queriam explodir a Estátua da Liberdade. Então o projeto foi oferecido à Rede NBC que aprovou imediatamente e deu-se muito bem.

A série ficou no ar entre 1965 e 1970, sendo que a melhor temporada foi a primeira. Em 1969, já com baixa na audiência, o seriado passou no ano seguinte a ser produzido pela Rede CBS que a produziu por apenas um ano.

Em 1995 a Fox tentou revitalizar o seriado tendo Smart como chefe do C.O.N.T.R.O.L.E. e 99 como deputada Federal, mas não deu muito certo.

Personagens

<> Maxwell “Max” Smart (Don Adams), o agente 86, atuava na organização secreta chamada C.O.N.T.R.O.L.E., que tinha como principal missão combater os atos da organização criminosa K.A.O.S. Adams morreu em 2005, aos 82 anos, por problemas decorrentes de câncer de pulmão.
<> 99 (Barbara Feldon) era a agente que atuava em dupla com Smart. Não raras as vezes em que ela resolvia os casos, mas a fama acabava ficando para o parceiro. Na última temporada resolveram casar 86 e 99. Bárbara era modelo e ficou famosa respondendo sobre a vida de Willian Shakespeare num programa de TV.
<> Chefe (Edward Platt) era o comandante do C.O.N.T.R.O.L.E. Ele era quem mais sofria com as trapalhadas de Smart.
<> Siegfried (Bernie Koppe) era o grande vilão. O comandante da K.A.O.S.

Assim como nos filmes de James Bond, Maxwell Smart possuía vários equipamentos especiais, com destaque para o sapatofone, o escudo invisível e o hilário cone do silêncio, uma engenhoca onde eram discutidos os assuntos mais secretos entre Smart e o Chefe.

Porém o cone era tão ruidoso que ninguém conseguia conversar. Porém quem estava do lado de fora, podia ouvir tudo perfeitamente.

O vídeo é a primeira parte do piloto, o único produzido em preto e branco (todo o seriado foi em cores). Vale ver o sapatofone, o cone do silêncio e a premiada abertura do seriado. É legendado em portugues.




Curiosidades
<> O seriado ganhou cinco prêmios Emmy, sendo dois como seriado cômico do ano e três para Don Adams como melhor ator cômico.
<> Foram 138 episódios de 24 minutos cada.
<> Foi a única série que passou com seu elenco original pelas quatro maiores redes americanas: NBC, ABC, CBS e Fox.
<> Em 1980 foi produzido um filme para o cinema chamado The Nude Bomb (A Bomba que Desnuda) e houve também, em 1989, um telefilme produzido pela Rede ABC.
<> O nome Smart (esperto) foi escolhido propositalmente para o agente. O código 86 era um número código que os barman americanos usavam nos anos 60 para referirem-se a clientes que bebiam demais.
<> 99 originariamente deveria ser a agente 69, mas os produtores acharam o nome muito sujestivo sexualmente.
<> Barbara Feldon era 5 cm mais alta que Dom Adams. Ela sempre atuava – quando tinha de contracenar com ele – de sapatos baixos.
<> Frases famosas de Smart: Desculpe por isso, Chefe; Ele errou por um tantinho assim; O velho truque do...; Você acreditaria se...

Nenhum comentário: