sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Programas de Humor - 8

FAMÍLIA TRAPO


Exibido pela TV Record, de 1967 a 1971, Família Trapo foi um dos principais programas de humor da televisão brasileira e um verdadeiro marco.

As sitiuações giravam em torno de Bronco – Carlo Bronco Dinossauro – vivido magistralmente por Ronald Golias. Ele era o irmão bom-vivant de Helena (Renata Fronzi) e vivia às custas do cunhado Pepino (Otelo Zeloni).

A família era constituída ainda pelos filhos Sócrates (Ricardo Corte Real) e Verinha (Cidinha Campos). Havia também o mordomo Gordon (Jô Soares) e uma arrumadeira Miss Bound (Sônia Ribeiro).

Levado ao ar ao vivo, nas noites de sábado no Teatro Record Consolação, a conhecida rua de São Paulo chegava a ter seu trânsito interditado nas proximidades do teatro, tamanha era a concentração das pessoas. Após um incêndio o programa passou a ser feito nos estúdios da avenida Miruna e, posteriormente, no Teatro Record Centro.

Durante as três primeiras temporadas em que esteve no ar, o programa foi líder absoluto de audiência.

Os vídeos mostram um dos melhores momentos do programa, quando Bronco, dá dicas de futebol para ninguém menos que Pelé. Ele, entretanto, não reconhece o Rei. A cena está dividida em dois vídeos e vale acompanhar. É de 1967




Este vídeo é de um episódio em que a família resolve ignorar Bronco, insinuando que ele morreu, que já não está mais entre os vivos. Temporada 1968. Agradecimento ao site Canal Memória.



Curiosidades
<> Em 1969, após sair da Globo, Dercy Gonçalves teve rápida passagem pelo programa interpretando uma namorada de Bronco.
<> Num programa, quase ao final, havia uma cena em que Bronco tinha de disparar um tiro. Na hora o tiro não saiu. Como o programa era ao vivo, Nilton Travesso, um dos diretores simplesmente entrou no palco e pediu para a platéia: “será que dá para vocês rirem de novo, porque o tiro não saiu?”
<> Cada programa era escrito por Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega. Um escrevia do início à metade e outro da metade ao final. O entrosamento era tanto que cada qual fazia na sua casa e quando se juntava o texto, na hora do ensaio, parecia que ambos escreviam juntos.

Nenhum comentário: