terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cantoras - 9

ISAURINHA GARCIA

Nascida Isaura Garcia, em São Paulo, 26 de fevereiro de 1923 e falecida também em São Paulo, 30 de agosto de 1993.

Uma das maiores cantoras do Brasil com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 músicas gravadas, entre elas sucessos inesquecíveis como Teleco Teco, De Conversa em Conversa, Tem Bobo Prá Tudo e, seu sucesso maior, Mensagem, entre tantos outros.

Foi casada com o organista Walter Wanderley, de muito sucesso nos anos 50/60 e era sobrinha do pintos paulista Giuseppe Pancetti.

Isaurinha iniciou sua carreira em 1938, após passar por um concurso de calouros comandado por Otavio Gabus Mendes na Rádio Record, que a contratou. Ela ficou em primeiro lugar interpretando Camisa Listrada. Iniciou sua carreira inspirando-se em Carmem Miranda e Aracy de Almeida.

Antes sua mãe levou-a ao programa A Hora da Peneira Rhodine, na Rádio Cultura de São Paulo, onde acabou sendo eliminada.

Viveu intensamente a Era de Ouro das Cantoras do Rádio, mas em seus últimos anos, queixava-se de estar abandonada e esquecida.

O vídeo mostra Isaurinha em 1963, na TV Record


Mas a cantora também tinha um balanço legal para o samba. O vídeo a mostra, em 1976, no programa Água Viva, da TVE, interpretando um pout pourri de belos sambas.


Curiosidades
<> Nascida no Brás, ainda menina, ajudava na loja da família, engarrafando vinho.
<> Foi assim que começou a cantar, animando sua mãe a levá-la a concursos de calouros no rádio.
<> Foi apelidada por Blota Júnior como Isaurinha, A Personalíssima

Nenhum comentário: