II FESTIVAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - 1966Em 1966 a TV Record promoveu o II Festival da Música Popular Brasileira. Embora o mais famoso só viria no ano seguinte, este também foi histórico. O Brasil e São Paulo, como não poderia deixar de ser, vivia a efervescência da ditadura militar.
Solano Ribeiro, que em 1965 havia promovido com grande sucesso o Festival da Excelsior – que revelou Elis Regina com Arrastão – havia se demitido do Canal 9 e foi contratado pela Record, Canal 7, para produzir o festival, tendo a colaboração do jornalista Alberto Helena. Havia a “rivalidade” entre a turma da Jovem Guarda, com Roberto, Erasmo e companhia e do Fino da Bossa, com Elis e Jair.
Para se chegar às 36 músicas finalistas, Julio Medaglia, Roberto Côrte Real, Raul Duarte, Roberto Freire e César Camargo Mariano as selecionaram dentre 2.635 músicas inscritas. Outros jurados, nas três etapas, foram Luis Guedes, Sílvio Cardozo, Mário Lago, Franco Paulino, Paulo Vanzolini, Denis Brean e Alberto Medauar.
Na grande final, acontecida no Teatro Record Consolação, o público demonstrava clara preferência por A Banda, defendida por Chico Buarque e Nara Leão, por ser fácil de cantar, alegre e jovial. Já os mais politizados preferiam Disparada, com Jair Rodrigues, uma canção que acabaria tornando-se épica, valorizando o sertanejo e inovando, já que usava uma queixada de burro como instrumento musical.
O resultado final teve sete votos para A Banda e cinco para Disparada. Prevendo prob
lemas, Chico Buarque disse aos organizadores que se recusava a ser o vencedor sozinho, ameaçando devolver o prêmio em pleno palco. A saída encontrada, nos bastidores, foi anunciar o empate entre as duas músicas. Isso, entretanto foi um segredo muito bem guardado durante anos.O vídeo mostra uma das classificadas na grande final. Elza Soares canta De Amor ou Paz. Na verdade essa música havia sido classificada em terceiro lugar, mas herdou o segundo, já que A Banda e Disparada ficaram com o primeiro. O público, que não sabia, dividiu-se entre vaias e aplausos. Muitos entendiam que se De Amor ou Paz havia ficado com o segundo lugar o primeiro deveria ser A Banda ou Disparada, sem saber que o prêmio seria dividido.
Esse vídeo é a apresentação de Disparada, com Jair Rodrigues. Vale a pena reparar na reação da platéia que aplaude de pé a apresentação. Os colegas, como Maria Odete, por exemplo, vibram nos bastidores.
E esse mostra A Banda, com Chico Buarque e Nara Leão. Notem a vibração do público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário