sábado, 11 de julho de 2009

Festivais - 9

II FESTIVAL DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - 1966

Em 1966 a TV Record promoveu o II Festival da Música Popular Brasileira. Embora o mais famoso só viria no ano seguinte, este também foi histórico. O Brasil e São Paulo, como não poderia deixar de ser, vivia a efervescência da ditadura militar.

Solano Ribeiro, que em 1965 havia promovido com grande sucesso o Festival da Excelsior – que revelou Elis Regina com Arrastão – havia se demitido do Canal 9 e foi contratado pela Record, Canal 7, para produzir o festival, tendo a colaboração do jornalista Alberto Helena. Havia a “rivalidade” entre a turma da Jovem Guarda, com Roberto, Erasmo e companhia e do Fino da Bossa, com Elis e Jair.

Para se chegar às 36 músicas finalistas, Julio Medaglia, Roberto Côrte Real, Raul Duarte, Roberto Freire e César Camargo Mariano as selecionaram dentre 2.635 músicas inscritas. Outros jurados, nas três etapas, foram Luis Guedes, Sílvio Cardozo, Mário Lago, Franco Paulino, Paulo Vanzolini, Denis Brean e Alberto Medauar.

Na grande final, acontecida no Teatro Record Consolação, o público demonstrava clara preferência por A Banda, defendida por Chico Buarque e Nara Leão, por ser fácil de cantar, alegre e jovial. Já os mais politizados preferiam Disparada, com Jair Rodrigues, uma canção que acabaria tornando-se épica, valorizando o sertanejo e inovando, já que usava uma queixada de burro como instrumento musical.

O resultado final teve sete votos para A Banda e cinco para Disparada. Prevendo problemas, Chico Buarque disse aos organizadores que se recusava a ser o vencedor sozinho, ameaçando devolver o prêmio em pleno palco. A saída encontrada, nos bastidores, foi anunciar o empate entre as duas músicas. Isso, entretanto foi um segredo muito bem guardado durante anos.

O vídeo mostra uma das classificadas na grande final. Elza Soares canta De Amor ou Paz. Na verdade essa música havia sido classificada em terceiro lugar, mas herdou o segundo, já que A Banda e Disparada ficaram com o primeiro. O público, que não sabia, dividiu-se entre vaias e aplausos. Muitos entendiam que se De Amor ou Paz havia ficado com o segundo lugar o primeiro deveria ser A Banda ou Disparada, sem saber que o prêmio seria dividido.





Esse vídeo é a apresentação de Disparada, com Jair Rodrigues. Vale a pena reparar na reação da platéia que aplaude de pé a apresentação. Os colegas, como Maria Odete, por exemplo, vibram nos bastidores.





E esse mostra A Banda, com Chico Buarque e Nara Leão. Notem a vibração do público.


Nenhum comentário: