quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cantoras - 8

ARACY DE ALMEIDA

Nascida Aracy Teles de Almeida, Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1914 e falecida no Rio de Janeiro, 20 de junho de 1988 aos 73 anos, de embolia pulmonar.

Conhecida como "A Dama da Central" [Central do Brasil, pois ele só viajava de trem], Aracy de Almeida foi a maior interprete das músicas de Noel Rosa.

Aracy era sambista, mas gostava também de música clássica e interessava-se por leituras de psicanálise e quadros e compartilhava da amizade pessoal de Di Cavalcanti.

Aracy mostrava-se transparente. Era desbocada e sempre dizia o que pensava. Isso ficou mais evidente quando passou a integrar o corpo de jurados do Show de Calouros do Programa Silvio Santos. Mostrava-se debochada e não tinha qualquer piedade ao espinafrar os candidatos ao estrelato.

Em 1933 Aracy conheceu Custódio Mesquita que fazia um programa na Rádio Educadora do Rio de Janeiro. Foi quando conheceu, também, Noel Rosa, nascendo uma grande e sincera amizade, que muitos acabaram confundindo com uma relação amorosa que, na verdade, jamais aconteceu.

A partir de 1935 Noel passou a compor músicas exclusivamente para Aracy cantar.

Com a morte de Noel, em 1937, passou a compor marchinhas carnavalescas, mas sem grande destaque. Em 1936 estreou no cinema com o filme Segura Essa Mulher.

Em 1950 deixa o Rio, radicando-se em São Paulo, contratada pela Rádio Record. Iniciou como jurava de televisão na década de 70 em A Buzina do Chacrinha, passando depois para o Show de Calouros de Silvio Santos.

Dentre os inúmeros sucessos gravados por Aracy de Almeida, pode-se descar alguns como Palpite Infeliz, O X do Problema, Feitiço da Vila, Camisa Amarela, Fita Amarela, Não me Diga Adeus, O Orvalho Vem Caindo e Com que Roupa.

O vídeo mostra Aracy de Ameida um momento histórico em que Aracy canta ao lado de Roberto Carlos.


Já este vídeo mostra um Show do Dia 7 com a cantora interpretando Fita Amarela. Nota-se a presença do Regional do Caçulinha acompanhando a cantora. As imagens são do Arquivo Record da Record News. Agradecimentos ao sempre excelente site Mofo TV.



Curiosidades
<> Aracy tinha uma empregada chamada Amélia, que apaixonou-se pelo irmão de Aracy.
<> Depois que a convivencia entre o irmão de Aracy e Amélia não deu certo, ele sempre lamentava-se aos amigos, dizendo que tinha saudades de Amélia e que Amélia é que era mulher de verdade.
<> Aracy disse que isso daria samba, mas ninguém se animou a compor até que Ataulfo Alves juntou-se à Mário Lago para compor Ai, que Saudades da Amélia.
<> A música foi oferecida, pouco antes do carnaval, para grandes cantores da época, que não animaram-se a gravar dizendo que era uma música muito depressiva para a época carnavalesca.
<> Então o próprio Ataulfo resolveu gravar e acabou que Ai, que Saudades da Amélia acabou transformando-se num dos maiores sucessos da Música Popular Brasileira em todos os tempos.

Nenhum comentário: