quinta-feira, 23 de julho de 2009

Canal 100 - 2

INVASÃO DO MARACANÃ

Um momento histórico no futebol mundial e que seguramente jamais será repetido, foi a invasão corinthiana no Maracanã, no Campeonato Brasileiro de 1976.

Em 5 de dezembro de 1976, Fluminense e Corinthians faziam uma das semifinais do campeonato. Na outra, no Beira Rio, em Porto Alegre, o Internacional venceu o Atlético Mineiro por 2x1, classificando-se para a grande final.

Mas o jogo do Maracanã foi histórico, já que durante a semana, o presidente do Fluminense, Francisco Horta, mandou para São Paulo, dez mil ingressos e declarou na imprensa que o número de ingressos era mais que suficiente, pois os paulistas não iriam ao Maracanã “nem que eu mandasse a metade da capacidade do estádio”, teria dito.

A provocação ganhou proporções que o presidente Tricolor jamais teria imaginado e não só a monstruosa torcida do Corinthians, como também o próprio torcedor paulista vestiu-se de Alvi-Negro e tomou de assalto a Via Dutra, invadindo o Rio de Janeiro de uma forma tal, que pegou os cariocas absolutamente de surpresa.

Estima-se que entre 60 e 70 mil vozes gritavam pelo Corinthians no Maracanã, obrigando a torcida do Fluminense a ficar encolhida no anel superior do estádio.

Em campo o Timão enfrentou a Máquina Tricolor comandada por Rivelino, ex-ídolo do próprio Timão, num grande jogo que, debaixo de muita chuva, terminou empatado em 1x1 indo para os penais, onde o Corinthians venceu e classificou-se para a garnde final que viria a perder, na semana seguinte, em Porto Alegre, contra o Internacional.

Registro em vídeo de dois momentos absolutamente marcantes da invasão corinthiana ficaram eternizados.

O primeiro nas imagens do Canal 100 e o segundo com essas mesmas imagens, mas com a narração do gol de Russo, na voz de Osmar Santos, então locutor da Rádio Jovem Pan de São Paulo.











Nenhum comentário: