segunda-feira, 15 de junho de 2009

Humoristas - 3

OTELLO ZELONI

Nascido em Roma, 26 de novembro de 1921 e falecido em São Paulo, 29 de dezembro de 1973, aos 52 anos, vítima de um tumor cerebral.

A vida de Zeloni, antes de chegar ao Brasil não foi nada fácil. Aos 20 anos, morando em Roma, foi convocado para a II Guerra Mundial como piloto-aviador da Forza Aérea Italiana (FAI). Combateu durante aproximadamente dois anos, sofreu dois acidentes e conseguiu fugir do front, em 1943, na garupa de uma motocicleta.

Veio para a América do Sul, passando a viver na Argentina, onde começou a negociar filmes italianos. Com isso travou conhecimento com pessoas ligadas ao cinema argentino e posteriormente brasileiros, vindo para o Brasil em 1947 e fixando-se por aqui.

Iniciou carreira então como radio-ator, passando depois para o teatro de revista. Sempre com forte sotaque italiano, começou a fazer papéis cômicos e acabou especializando-se nisso. Em 1957 casou-se com Marize Sobral, com quem teve três filhas.

Atuou em várias peças e filmes. Na TV, fez novelas e seu papel marcante foi dando vida à Pepino Trapo no antológico Família Trapo na Record.

Quando morreu, era um dos protagonistas da novela O Conde Zebra, na Tupi. Deixou a obra inacabada.

O vídeo mostra uma homenagem à Zeloni e cenas do comediante em seu último trabalho, O Conde Zebra, na Tupi. Agradecimentos ao Canal Memória.




Curiosidades
<> O primeiro programa de culinária na TV comandado por um homem foi Zeloni, Forno & Fogão.

Nenhum comentário: