sábado, 9 de maio de 2009

Programas de Humor - 4

Perdidos na Noite

(Na verdade era um programa de variedades, mas apresentado por Fausto Silva e com a participação ativa de Tatá e Escova, definitivamente era um verdadeiro programa de humor.)

Fausto Silva era um dos apresentadores do programa Balancê, da Rádio Excelsior (hoje CBN) de São Paulo. A atração era muito descontraída e contava com a participação de Osmar Santos, Carlos Roberto Escova, Nelson “Tatá” Alexandre e outros. Lucimara Parisi era uma das produtoras.

O sucesso foi tanto que logo pintou um convite para a televisão, com a proposta exatamente de fugir dos padrões, ser irreverente, inovar, fugir da rotina.

Foi assim que nasceu, em março de 1984, na TV Gazeta, o Perdidos na Noite, um programa – como já dizia o nome – jogado na madrugada da emissora de sábado para domingo. O sucesso despertou a cobiça da Record que acabou levando todo o grupo já em setembro daquele mesmo ano. Não demorou muito Fausto Silva mudava-se, em 16 de abril de 1986, de malas e bagagens para a Bandeirantes, onde o Perdidos na Noite passou a ser apresentado em rede nacioanl, viveu seus melhores dias... ou melhores noites, na verdade.

Fausto Silva – auto denominado “o maior pentelho do Brasil” – ganhou projeção nacional. O Perdidos na Noite era tudo o que a televisão brasileira procurava esconder: câmeras circulando entre apresentador a convidados, equipamentos que não raro davam problemas, auditório pequeno e hiperlotado, palavrões, esculachos na equipe... tudo ao vivo, direto do Teatro Záccaro.

No segundo semestre de 1988 Fausto é contratado pela Globo, onde já havia trabalhado integrando a equipe esportiva da Rádio Globo, fazendo o Balancê da Excelsior e trabalhando na TV como comentarista esportivo do Bom Dia São Paulo.

Estava nascendo o Domingão do Faustão. Mas isso é conversa para tópico futuro.

O vídeo é um Perdidos apresentado na Bandeirantes. Apesar de um pouco longo, vale a pena ver, principalmente pela atuação de Tatá e Escova. Nelson "Tatá" Alexandre, aliás e infelizmente, está doente e afastado da mídia há tempos. A foto acima mostra Fausto ao lado de "Tatá", vestido de mulher.






Curiosidades
<> Foi o jornalista Goulart de Andrade, então trabalhando na Gazeta, que foi fazer uma reportagem dos bastidores do Balancê, que convidou Fausto e seu grupo para fazer um programa de TV.
<> Sempre explorando o humor e a irreverência, Fausto chegava a anunciar em seu programa as atrações do horário das emissoras concorrentes
<> Algumas das famosas frases de Faustão: “quem fica em casa sábado à noite não merece coisa melhor”, “irritante por irritante, fique na Bandeirantes”.Desde 1976, quando Silvio Santos havia deixado a Globo, a emissora não liderava nas tardes de domingo.
<> Fausto chegou com a difícil missão de devolver a liderança à Globo, que pedia para o próprio Silvio Santos, no SBT.
<> Posteriormente a briga ficou muito acirrada entre Fausto Silva e Gugu Liberato.

Nenhum comentário: