segunda-feira, 27 de abril de 2009

Grupos e Conjuntos - 3

As Frenéticas

O produtor musical e compositor Nelson Motta inaugurou em 5 de agosto de 1976 num shopping carioca, a discoteca Frenetc Dancing Days, que, no auge do movimento das discotecas, virou febre nas noites do Rio.

Criativo e inovador, Nelson Motta bolou que as garçonetes seriam belas mulheres vestidas de malhas colantes, saltos altíssimos, muita maquiagem e, de surpresa, subiriam ao palco e cantariam algumas músicas antes de voltar a servir as mesas.

Então marido da atriz Marília Pêra, Nelson contou logo com a simpatia de sua cunhada Sandra Pêra que recrutou as amigas Regina Chaves, Leiloca e Lidoka, que faziam parte do grupo Dzi Croquettes, além da cantora Du Moraes até então Nega Dudu. Para completar o sexteto foi indicada pelo DJ da discoteca a cantora e atriz Edir de Castro, que havia participado do elenco do musical Hair.
Reunido o grupo, selecionou-se um repertório de cinco músicas especialmente compostas e iniciou-se os ensaios com o músico Roberto de Carvalho, que então começava a namorar a roqueira Rita Lee. Como a casa chamava-se Frenetic Dancing Days, o grupo foi batizado de As Frenéticas.
O sucesso foi tanto que logo passaram a ser a atração principal da casa e o público exigia mais do que as cinco músicas. O show passou a ser de uma hora e elas deixaram de ser garçonetes.
Com o fechamento da discoteca elas passaram a exibir-se no Teatro Rival e acabaram assinando com a gravadora Warner e ganhando vida própria.
No final dos anos 70 gravaram o tema de abertura das novelas globais Dancin’Days e Feijão Maravilha.

O vídeo mostra um clipe especialmente feito para o Fantástico com um dos maiores sucessos do grupo em toda sua existência.



Curiosidades
<> Com a venda de mais de 150 mil cópias o LP Frenéticas ganhou o Disco de Ouro.
<> Em 1982 Sandra Pêra e Regina Chaves deixam o grupo que acabaria se desfazendo em 1984.
<> O sexteto reuniu-se novamente em 1992 para a gravação do tema de abertura da novela Perigosas Peruas, da Globo.
<> Em 2006, para comemorar seus 30 anos, o grupo voltou a reunir-se para um show especial.

Nenhum comentário: