terça-feira, 14 de abril de 2009

Grupos e Conjuntos - 2

Secos & Molhados

A partir de 1971, o grupo Secos & Molhados inicia sua caminhada na MPB. Liderado por João Ricardo, o grupo era formado também por Frede Antonio Carlos (Pitoco). Pouco tempo depois, Fred e Pitoco deixam o grupo paraseguir carreiras solo e João Ricardo inicia a procura por novos parceiros.

É incorporado Ney Matogrosso, então de mudança do Rio para São Paulo e depois chega Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo. Os ensaios começam, bem como as apresentações em barzinhos pela cidade.

Em maio de 1973 o grupo entra em estúdio para a gravação do primeiro disco, que venceu 300 mil cópias em apenas dois meses, chegando a marca de um milhão em pouco tempo, transformando o Secos & Molhados rapidamente num fenômeno.

O disco trazia vários sucessos como O Vira, Sangue Latino e Rosa de Hiroshima, entre outros. O grupo passou a chamar a atenção não só pela qualidade das músicas, mas também pelo modo de se apresentar. Rosotos maquiados e o rebolativo Ney Matogrosso num show à parte, dançando como ninguém até então e com uma voz única.

Em fevereiro de 1974, num show no Maracanãzinho a lotação de 30 mil lugares foi rapidamente esgotada e aperoximadamente 90 mil fãs ficaram do lado de fora, numa movimentação nunca antes registrada.

Em agosto, ainda em 1974, é lançado o segundo disco de estúdio da banda, que tinha em destaque Flores Astrais. O lançamento do disco foi pouco antes do fim da formação clássica da banda, que ocorreu por brigas internas entre os membros. Talvez por este motivo o segundo álbum – que veio sem título, e com uma capa preta – não tenha feito tanto sucesso comercial como o primeiro.

Após o fim do Secos & Molhados, os três membros seguiram em carreira solo. Ney Matogrosso lançou no ano seguinte, em 1975, seu primeiro disco com o sucesso América do Sul. João Ricardo lançou também em 1975 seu disco homônimo, mais conhecido por Pink Record. Gerson Conrad juntou-se a Zezé Motta e lançou um disco também em 1975.

João Ricardo adquiriu os direitos autorais sob o nome Secos & Molhados, após algumas brigas na justiça, e saiu a procura de novos músicos para que a banda tivesse novas formações.

O vídeo mostra o grupo em 1974, numa apresentação na TV Cultura, com dois grandes sucessos: Sangue Latino e O Vira. vale a pena recordar toda a irreverência que - na época - chocou. Hoje nem é tão chocante assim. Mas naquela época...







Curiosidades
<> O nome foi criado por João Ricardo, quando, nas proximidades de Ubatuba, em um dia chuvoso, viu uma placa de armazém balançando anunciando o tema "Secos e Molhados".
<> A canção O VIra é passada para frente de geração à geração, e até hoje, mais de trinta anos depois do fim da formação original do grupo, é executada em rádios e programas de televisão.
<> Em 2003 foi lançado o disco "Assim Assado: Tributo aos Secos & Molhados", que contavam com versões das músicas do disco de 1973 na voz de outros artistas. Entre eles, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Pitty, Ritchie e Tony Garrido entre outros.

Nenhum comentário: