sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tributo - 34


Walter Silva - Pica-Pau

Morreu no dia 27 de fevereiro, aos 75 anos, o jornalista e radialista Walter Silva, conhecido, famoso e respeitado como Pica-Pau. Ele estava internado no Incor (Instituto do Coração) em São Paulo. Ele foi vítima de um choque séptico devido um abcesso pulmonar.

Walter iniciou carreira em 1952, na Rádio Piratininga de São Paulo e trabalhou nos anos 50 e 60 como produtor musical de nomes como Elis Regina e Gilberto Gil, entre outros.

Trabalhou com Paulo Machado de Carvalho na Rádio Record, onde fazia o programa A Toca do Disco, onde disputava a liderança de audiência com a Bandeirantes, onde Enzo de Almeida Passos apresentava o famoso Telefone Pedindo Bis.

Logo deixou a Record, brigado com Paulo Machado e foi para a Piratininga, onde lançou o programa Pick-Up do Pica-Pau, que passou depois para a Rádio Bandeirantes, com sucesso extraordinário.

Walter Silva, em seu programa, lançou grandes cantores. A jovem Elis Regina levou seu disco e pediu para divulga-lo no Pick-Up do Pica-Pau e ouviu do radialista a seguinte frase (registrada em gravação por uma ouvinte): “Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil”!

Passando ao jornalismo e rádio esportivo, conquistou o prêmio de melhor repórter de TV, em 1960, na Tupi. Foi também o primeiro narrador a transmitir um jogo de futebol americano na América Latina.

Nos anos 70 atuou na Globo como narrador e também foi diretor do Fantástico em seu início.
Infelizmente não conseguimos nenhum registro em vídeo de Walter Silva.

Fotos

A foto é de 1964 onde Walter Silva, pela Rádio Record, recebeu Rita Pavone no Aeroporto de Congonhas. À esquerda o jornalista Cláudio Carsughi serviu de intérprete.

Em 1959, Walter Silva recebe em seu programa, na Rádio Bandeirantes, Germano Mathias e Elen de Lima.
O Pick-UP do Pica-Pau recebeu, em 1959, Agnaldo Rayol.

Capa da Revista Radiolandia, onde posa ao lado da cantora Maysa

Curiosidades
<> Trabalhou em várias rádios de São Paulo com nomes que foram sucesso na época. Inclusive na Rádio 9 de Julho, com Elizabeth Darcy, locutora e mãe do hoje narrador Silvio Luiz.
<> Realizou o sonho de trabalhar no Rio de Janeiro, então Capital do Brasil, tendo sido contratado por Vitor Costa, dono das rádios Mairink Veiga e Mundial no Rio e Nacional, Excelsior e Cultura, em São Paulo, além da TV Paulista, futura Globo.
<> Escreveu uma coluna sobre rádio e disco por dez anos no jornal A Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: