quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Novelas - 14

O Casarão

Novela de Lauro César Muniz, dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, levada ao ar pela Globo de 7 de junho a 11 de dezembro de 1976, com 161 capítulos.

Os principais nomes no elenco foram: Primeiro Período – 1900: Oswaldo Loureiro, Miriam Pires, Edson França e Lutero Luiz; Segundo Período – 1926 a 1936: Gracindo Júnior, Sandra Barsotti, Denis Carvalho, e Flávio Migliaccio; Terceiro Período – 1976: Paulo Gracindo, Yara Côrtes, Mário Lago, Paulo José, Aracy Balabanian, Renata Sorrah, Armando Bógus, Marcos Paulo, Zilka SalaberryArlete Salles e outros.

A trama se passava em três épocas distintas ao mesmo tempo: 1900, de 1926 a 1936 e 1976 e discutia as mudanças no panorama político o feminismo, a velhice e a evolução do comportamento.

O Casarão inovou ao intercalar três épocas diferentes, mas isso confundiu um pouco o telespectador da época. Por isso o trabalho foi considerado excelente, porém não muito popular, embora a audiência tivesse sido satisfatória.

Um momento acabou virando antológico: o encontro de Carolina (Yara Côrtes) e João Maciel (Paulo Gracindo), em 1976. Na verdade os dois, desde jovens tiveram seu amor conturbado por uma série de situações que levaram, inclusive, Carolina a casar-se com Atílio (foto acima, a esquerda). Só depois de viúva, Carolina rendeu-se ao antigo amor. A cena (foto abaixo) mostra o encontro em que João Maciel aguarda Carolina numa mesa de restaurante. Ela demora, ele impacienta-se. Finalmente ela chega e desculpa-se pelo atraso: “desculpe, eu me atrasei um pouco”... ao que João Maciel responde: “só 40 anos”!

A delicadeza de Yara Côrtes e a ansiedade quase juvenil de Paulo Gracindo fizeram dessa cena uma das mais lindas da história da telenovela brasileira.

Mas selecionamos um vídeo mostrando a fase de 1926 em que Carolina (então vivida por Sandra Barsotti) prepara-se para posar para João Maciel (vivido por Gracindo Júnior) quando são surpreendidos pela avó dela, vivida pela saudosa Miriam Pires.


Em 1926, Atílio era vivido por Dênis Carvalho. Ele contracena com Carolina (Sandra). Depois o tempo já muda para 1976, quando Atílio é Mário Lago e Carolina, Yara Côrtes.

Nenhum comentário: