terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Atrizes 6

Célia Biar

Nascida Célia Raphaella Martins Biar, em São Paulo, 10 de março de 1918 e falecida em São Paulo, 6 de novembro de 1999, aos 81 anos.

Nome marcante nos primeiros anos da Rede Globo, apresentou vários programas, inclusive marcou época apresentando filmes da sessão Coruja, quando aparecia sentada numa confortável cadeira, sempre de vestido longo, fumando e tendo em seu colo um vistoso gato.

Como atriz fez várias novelas, chegando a emendar quatro novelas seguidas. Alguns de seus personagens foram marcantes como Tia Miquita de Minha Doce Namorada, a fofoqueira Adelaide de Estúpido Cupido e Francine, de Brega e Chique, todas na Globo. Seu último trabalho foi uma freira em Suave Veneno, em 1999, ano de sua morte. Já a primeira novela foi em 1970, Pigmaleão 70.

Teve também passagem pelo teatro e cinema. No teatro, estreou em 1949, no Teatro Brasileiro de Comédia, ao lado de Paulo Autran.

Na TV, além de apresentadora e atriz, também participou de programas de humor como Oh, Que Delícia de Shou e Alô Brasil, Aquele Abraço!

Fumante inveterada, morreu vítima de câncer de pulmão.

O vídeo mostra cena do programa Satiricon, em 1974, na Globo, onde Célia Biar divide a cena com o saudoso Renato Corte Real.


Curiosidades
<> O sorriso era uma marca registrada da atriz.
<> Adorava fumar e jogar baralho nas horas de folga. Aliás a causa da morte foi exatamente câncer de pulmão.
<> Segundo seu sobrinho Rubens Biar, sua maior frustração foi não ter se casado, nem ter sido mãe.

Nenhum comentário: