quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Novelas 7


Pecado Capital

Novela de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, exibida pela Globo, entre 24 de novembro de 1975 e 5 de junho de 1976, com 167 capítulos.

Nos principais papéis: Lima Duarte, Betty Faria, Rosamaria Murtinho, Francisco Cuoco, Débora Duarte, Denis Carvalho, Milton Gonçalves e Luiz Armando Queiroz, entre outros.

José Carlos Moreno, o Carlão (Francisco Cuoco na foto), é um pacato motorista de táxi, no Rio de Janeiro e sua vida muda quando seu táxi é pego por um ladrão que acabara de realizar um assalto a um banco. No banco de seu táxi é deixado uma mala cheia de dinheiro.

Carlão fica dividido entre devolver o dinherio e ficar de posse dele, para mudar de vida e dar um futuro melhor a si mesmo e sua noiva Lucinha (Betty Faria), com quem está de casamento marcado.

Por outro lado existe a solidão de Salviano Lisboa (Lima Duarte) homem rico, viúvo e cheio de filhos, que vive em conflito constante com cada um deles.

Lucinha acaba envolvendo-se com Salviano (foto à direita), enquanto Carlão se vê às voltas com Eunice (Rosamaria Murtinho) dona-de-casa classe média, infeliz no casamento, que tinha um amante que participou do assalto e foi justamente o que esqueceu a mala no táxi. Numa discussão, Eunice mata o amante e, depois de refugiar-se no exterior, acaba voltando ao Brasil e presa. Carlão sente-se culpado por estar de posse do dinheiro e acaba envolvendo-se com ela.

Pecado Capital foi escrita às pressas por Janete Clair, pois Roque Santeiro, de Dias Gomes (seu marido), fora proibida pela censura na véspera de sua estréia. A Globo foi obrigada a apresentar um compacto de Selva de Pedra, enquanto Janete foi convocada às pressas para escrever a nova novela que acabou sendo um dos maiores sucessos da autora e da própria Globo.

O vídeo mostra a cena da morte de Carlão, encerrando a novela. Não chega a ser antológica, mas é um dos momentos mais marcantes da televisão. Interessante é que de um lado, Carlão morre abraçado ao dinheiro e de outro, Lucinha, seu grande amor, vive seu casamento com Salviano, no auge da badalação da sociedade carioca. Ela é manchete principal da página do jornal, enquanto ele é uma notinha no canto da página.



Curiosidades
<> Foi a primeira novela em cores no horário das 20h.
<> Marcou a estréia de Lauro Góes e Sandra Barsotti
<> Elza Gomes foi obrigada a afastar-se por problemas de saúde, mas voltou nos capítulos finais.
<> Janete Clair aproveitou quase todo o elenco de Roque Santeiro (que havia sido censurada).
<> Um verdadeiro show a interpretação de Débora Duarte, como a problemática Wilminha.
<> A novela deveria chamar-se O Medo.
<> Um remake foi feito pela própria Globo, tendo Francisco Cuoco como Salviano, Eduardo Moscovis no papel de Carlão e Carolina Ferraz, como Lucinha. Uma comparação entre as duas produções está absolutamente fora de cogitação. O original foi muito, muito melhor mesmo.
<> A música tema da novela, com Paulinho da Viola, firmou-se como um clássico da MPB.
<> Pecado Capital ganhou inúmeras capas de revista durante sua exibição, como é o caso da Revista Amiga, em 1975.

Nenhum comentário: