segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Grandes Programas 3

Os Adoráveis Trapalhões


Tudo teve início de 1966, quando a TV Excelsior resolveu apresentar um programa nas tardes de domingo tentando concorrer com a Record, que atingia sucesso absoluto com a Jovem Guarda. Nascia Os Adoráveis Trapalhões.
Para isso a Excelsior ousou, tirando da Record Wanderley Cardoso – até então integrante e ídolo do próprio Jovem Guarda – e trouxe da Tupi o jovem comediante cearense Renato Aragão. Para completar tinha o ator e cantor Ivon Cury e o galã argentino Ted Boy Marino, que destacava-se no programa Telecatch. A foto que abre a matéria mostra essa formação. Para dirigir a atração foi chamado Wilton Franco.
Ainda em 1966, Renato Aragão foi contratado pela Record e participou de vários programas humorísticos como E Uma Graça, Mora?, Praça da Alegria, Quartel do Barulho até ser contratado, em 1970 pela Tupi, onde ficou quase um ano no programa Café Sem Concerto.

Em 1972, de volta à Record, estreou Os Insociáveis, formando parceria com Dedé, Mussum e Zacarias. O programa iria até 1974, quando o grupo transferiu-se novamente para a Tupi ficando, de 1974 a 1976, já com o nome Os Trapalhões.

Sempre sucesso, o grupo foi contratado pela Globo e Os Trapalhões ficou no ar de 1976 a 1993, quando foi – já sem Mussum e Zacarias, falecidos – desfeito.

Curiosidades
<> Há quem diga que a primeira formação de Os Adoráveis Trapalhões teria sido com Renato, Dedé, Ivon Cury e Ted Boy Marino, sendo que mais tarde, Ivon e Ted teriam sido substituídos por Wanderley Cardoso e Wanusa.
<> Um dos parceiros mais antigos de Renato Aragão não é Dedé Santana, como se poderia imaginas, mas sim Roberto Guilherme, o Sargento Pincel.
<> Outros parceiros que marcaram: Tião Macalé, Emil Rached, Jorge Laffond e o “alemão” Carlos Kurt.
<> Sobre Carlos Kurt, este passou seus últimos dias no Retiro dos Artistas e, teria morrido absolutamente pobre e esquecido.
<> Foram vários anos de separação entre Renato e Dedé. Dedé sempre se disse magoado e injustiçado.
<> Recentemente a amizade voltou e atualmente Dedé Santana integra o elenco de A Turma do Didi, na Globo.
<> Dedé e Renato, são amigos desde 1966.

Nenhum comentário: