quarta-feira, 4 de junho de 2008

Esportes: Rádio e TV 2

Fiori Gigliotti

Nasceu em Barra Bonita, 27 de setembro de 1928 e faleceu em São Paulo, 8 de junho de 2006.
Foi um dos maiores nomes do rádio esportivo brasileiro em todos os tempos. Esteve presente narrando jogos de dez Copas do Mundo e afirmou que o jogo mais marcante em sua carreira foi a final da Copa Intercontinental de 1962, com a vitória do Santos sobre o Benfica de Portugal.

Sua carreira iniciou-se em 1947, na Rádio Clube de Lins, passando por Bandeirantes, Panamericana (hoje Jovem Pan), Tupi, Record e Capital (nesta última como comentarista, quando morreu).

Foi apelidado de Locutor-Poeta e descrevia com emoção os jogos, invariavelmente levando os torcedores às lágrimas, principalmente nos grandes clássicos. Criou uma série de bordões que tornaram-se famosos, tais como Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo, Crepúsculo de jogo, O tempo passa e Agüenta coração entre tantos outros.

Produzia e apresentava com muito carinho o quadro Cantinho de Saudade, onde lembrava sempre grandes ídolos já falecidos, jogadores que marcaram época, gozaram de fama e fortuna e acabaram no esquecimento...

Depois de décadas comandando o microfone esportivo da Rádio Bandeirantes, deixou a emissora passando para a Record, onde ficou também por bom tempo. Sua saída da Record deu-se de forma um tanto surpreendente, quando a emissora praticamente renovou toda a equipe esportiva. Com isso, Fiori aposentou-se como narrador, voltando alguns meses depois para a Capital, mas já na condição de comentarista pois, aos 75 anos, já não encontrava mais pique para narrar.

Fiori fez escola e seu estilo tornou-se inesquecível e fonte de inspiração para um número enorme de profissionais em todo o país. Fiori recebeu ao longo de sua carreira quase 200 títulos de Cidadão Honorário

Morreu exatamente na véspera da Copa do Mundo de 2006. E agora não adianta chorar, torcida brasileira !!! Fecharam-se as cortinas e terminou o espetáculo !!!

O vídeo mostra um gol do Palmeiras narrrado por Fiori no tempo em que comandava o Scrath do Rádio, na Bandeirantes. Ele, que era palmeirense narra gol do também saudoso Jorge Mendonça. Trata-se de um Flamengo x Palmeiras no Maracanã, em 1979.

Nenhum comentário: