sábado, 26 de abril de 2008

Automobilismo 2

Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva, apesar de falecido, continua sendo o maior mito do automobilismo brasileiro e um dos maiores do mundo. Nasceu em São Paulo, 21 de março de 1960 e faleceu em Bolonha, Itália, 1º de maio de 1994.

(Nas fotos, à esquerda, Senna aos três anos e a direita, uma das fotos que o mostram compenetrado, já adulto, consciente de sua importância no mundo da F1).

Iniciou no kart e foi campeão de Fórmula 3 Britânica, o que o levou à Fórmula 1. Sua estréia deu-se em 1984, na equipe Toleman, passando no ano seguinte pela Lotus, onde ganhou seis corridas em três temporadas.
Foi contratado em 1988 pela McLaren, passando a ser companheiro do francês Alain Prost, com quem viria a ser menos companheiro e mais adversário dentro da própria equipe, protagonizando uma das maiores rivalidades do automobilismo mundial. Ainda em 88 conquistou seu primeiro título de Campeão Mundial. Senna voltou a conquistar o mundo em 1990 e 91 e ainda foi vice em 1989 e 1993, sempre pela McLaren.
(A foto à esquerda é histórica: Senna, Prost, Mansell e Piquet. Dificil unir essa troupe amistosamente. Á direita, mostra-o na McLaren).
Em 1994 transferiu-se para a Williams-Renault, onde encerrou sua carreira e colocou ponto final na própria vida no GP de San Marino, em Imola, num final de semana trágico: nos treinos da quinta-feira, o próprio Senna rodou na pista; na sexta, o brasileiro Rubens Barrichello sofreu grave acidente não reunindo condições para disputar o GP e no sábado, na tomada oficial de tempo, o piloto austríaco Roland Ratzemberger acidentou-se e morreu. No domingo fechou-se a tragédia com a morte do piloto brasileiro, testemunhada ao vivo por milhões de telespectadores no mundo inteiro.
(A foto Á esquerda é de Senna na Lotus, um dos carros mais lindos de todos os tempos na F1 e à esquerda, na Toleman, onde iniciou em 84).
O piloto está sepultado no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.
Os vídeos mostram as duas vitórias de Ayrton Senna em Interlagos e um clip especial mostrando grandes momentos do piloto e fotos de sua vida. Resgatamos a narração de Galvão Bueno no momento do acidente, mas infelizmente são poucos segundos. Mas vale pela lembrança e pela emoção.




Curiosidades

<> Senna estreou em 1984 no GP do Brasil. O primeiro ponto veio na prova seguinte, na África do Sul.
<> A primeira vitória na Fórmula 1 foi em 1985, no GP de Portugal.
<> Em sua carreira na F-1, Ayrton conquistou 65 poles positions.
<> Em 161 GPs disputados venceu 41.
<> Sua habilidade em correr em pista molhada (foto à direita) tornou-se praticamente uma lenda e Senna é comparado ao legendário argentino Juan Manuel Fangio, também um dos maiores do mundo.
<> Foi encontrado no carro de Ayrton Senna, quando ele morreu, uma bandeira austríaca que – em caso de vitória – ele iria empunhar em homenagem à Roland Ratzemberger, falecido na véspera.

Nenhum comentário: