segunda-feira, 14 de abril de 2008

Atrizes 2

Sandra Bréa

Rio de Janeiro, 11 de maio de 1952/Rio de Janeiro, 4 de maio de 2000

O talento de Sandra Bréa fazia dela não só uma atriz de sucesso. Além de interpretar, ela dançava muito bem, o que a levou a protagonizar muitos musicais no teatro e TV.
Sua carreira iniciou-se aos 13 anos, como modelo. Aos 14 já trabalhava no teatro de revista, a convite da amiga Leila Diniz.

Estreou na Globo em Assim na Terra como no Céu, mas seu trabalho de maior destaque foi em O Bem Amado. Ainda na Globo atuou em Os Ossos do Barão, Corrida do Ouro e Elas por Elas, entre outras.

Em 1983 foi para a Bandeirantes onde trabalhou em Sabor de Mel. Em 1989 voltou à Globo onde participou de novelas, musicais e humorísticos. Seu último trabalho foi a Rosita, em Felicidade (1991).

Sua beleza esfuziante rendeu-lhe inúmeros convites para filmes de pornochanchada. Posou nua várias vezes para revistas como Status e Playboy, entre outras, na década de 70.

Ao tornar-se soropositiva, assumiu publicamente a Aids e levantou a bandeira contra o preconceito. Morreu vítima da doença, aos 47 anos, queixando-se justamente do abandono por parte dos amigos e da classe artística.

Curiosidades
<> Quando fazia parte do elenco do humorístico Faça Humor, Não Faça a Guerra, conheceu Luiz Carlos Mieli, que a dirigiu em vários shows de música, humor e dança.
<> Fez sucesso no programa Sandra & Mieli.
<> Sandra Bréa apareceu nua em plenos anos de ditadura.
<> Foi casada três vezes: Eduardo Espíndolla Neto, Antonio Guerreiro e Arthur Guarisse.

Nenhum comentário: