sábado, 5 de abril de 2008

Atores 2

Guy Williams

Nascido Armando Joseph Catalano, em Nova Iorque em 14 de janeiro de 1924 e falecido em Buenos Aires, em 4 de maio de 1989, Guy Williams marcou no mundo todo, mas principalmente no Brasil por dois seriados: Zorro e Perdidos no Espaço.
Filho de pais latinos, morava na Itália e foi com a família para os Estados Unidos logo após a Primeira Guerra Mundial.

Seu primeiro trabalho foi como modelo fotográfico e posteriormente como ator. Para conseguir mais facilmente trabalho, seu agente mandou que mudasse seu nome artístico de Armando Catalano para Guy Williams. Mesmo assim, com poucas oportunidades em Hollywood, voltou para Nova Iorque onde seguiu em sua carreira de modelo.
Zorro
Em 1957 os Estúdios Disney selecionava atores para a série Zorro e Guy voltou para Hollywood, tentar a sorte. Disney queria Britt Lomond para o herói mascarado. O produtor Norman Foster queria Guy. Resultado: Guy Williams ficou com o papel de Zorro e Lomond virou o vilão Capitão Monastério.
Zorro tornou Guy Willians um verdadeiro astro, resolvendo rapidamente seus problemas financeiros. Mesmo depois do encerramento da série, Disney manteve Guy sob contrato, na esperança de uma retomada do projeto.
Durante esse período o ator apresentava-se pelos Estados Unidos vestido como o herói de capa e espada, distribuindo autógrafos e fazendo fotos com inúmeros fãs.

Mas ele também acabou fazendo uma participação no seriado Bonanza.

Perdidos no Espaço
Ao deixar Bonanza, Guy foi convidado pelo produtor Irwin Allen (Túnel do Tempo e Viagem ao Fundo do Mar, entre outros) para estrelar uma nova série: Perdidos no Espaço.

Inicialmente ele não se interessou, mas ao saber que seria produzido pela 20th Century Fox, resolveu aceitar pois o estúdio ficava perto de sua casa.
Perdidos teve quatro temporadas e o sucesso foi imediato. Embora sendo o astro principal, foi obrigado a dividir os holofotes com Jonathan Harris, que deu vida ao Dr Smith.

Na América
Em 1973, Guy Williams recebeu uma proposta inusitada graças ao sucesso de Zorro na Argentina: Isabelita Perón, segunda esposa do presidente Juan Domingo Perón, ofereceu a Guy e seu amigo Henry Calvin (o Sargento Garcia) a quantia que desejassem, livres de impostos (desde que o dinheiro ficasse em bancos argentinos), só para que ambos a acompanhassem em seus projetos sociais como primeira-dama.
Impressionados com o carinho do povo argentino, os astros mudaram-se para Buenos Aires com suas famílias e passaram a dividir suas atividades entre Buenos Aires e Los Angeles.
Henry Calvin morreu em 1975. Guy, no início dos anos 80, divorciou-se de Janice e passou a viver com a atriz e jornalista Argentina Araceli Lisazo.
Em 1983, Guy sofreu um derrame, seguido de embolia, devido a hipertensão, o que o deixou hospitalizado. Sua recuperação foi lenta, porém aparentemente não deixou seqüelas. Logo o astro se divorciou de Araceli e desistiu da carreira de ator.
Além de viver da fama de Zorro na Argentina, Guy Williams também estava no ramo imobiliário e planejava voltar aos Estados Unidos, quando faleceu, dia 4 de maio de 1989.
Seu corpo foi encontrado nú, sobre a cama de seu apartamento, onde vivia sozinho, devido a uma parada cardíaca, quando provavelmente saía do banho.
Sem a presença de familiares, o corpo de Guy Williams, já em estado de putrefação, pois quando foi encontrado já devia estar morto há pelo menos dois dias, foi enterrado em Buenos Aires. Algum tempo depois seu filho Steve providenciou a remoção dos restos mortais para os Estados Unidos, onde foi cremado e suas cinzas jogadas ao mar.

Os vídeos mostram não só várias fotos de Guy como John Robinson como mostra todos os integrantes de Perdidos no Espaço. Vale ver as personagens no tempo do seriado e em fotos mais recentes. O outro mostra várias fotos de guy promovendo Zorro. Ambos imperdíveis.







Curiosidades
<> Quando fazia fotos publicitárias de creme dental e cigarros para a revista Vogue, conheceu a modelo Janice Cooper, com quem casou-se meses depois, tendo dois filhos: Steve (1952) e Tonia (1958).
<> Ainda em início de carreira, quando fazia pontas em filmes policiais e faroestes, caiu do cavalo e ficou hospitalizado, tendo de interromper momentaneamente a carreira, além de ganhar uma cicatriz no ombro esquerdo.
<> Além de ótimo salário Zorro deu ao astro, 2,5% dos lucros da série.
<> Trabalhou também como astro principal em Capitão Simbad e atuou no seriado Bonanza.

Nenhum comentário: