sexta-feira, 21 de março de 2008

Seriados 17 A



Tarzan

Nas fotos, o tarzan mais famoso, Johnny Weismuller e Maureen O'Sullivan, a Jane mais querida e Ron Eli, o Tarzan do seriado de TV.


Tarzan, criado por Edgar Rice Burroughs, surgiu em 1912 na revista All Story, sendo sucesso imediato e não parou mais, ganhando versões em cinema e televisão.

Enredo

Na história original, o casal John e Alice Greystoke fogem de uma rebelião no navio em que viajavam indo parar numa ilha deserta. Vivem alguns anos lá, onde nasce um menino, mas os pais logo morrem.

O pequeno morreria também se não fosse adotado pela gorila Kala, que “batiza” o pequeno com o nome de Tarzan (pele branca). Tarzan cresce na comunidade dos macacos e revela rapidamente seu instinto de liderança, sendo respeitado por todo o grupo.

Porém, Tarzan olhando seu reflexo num lago, logo percebe que é diferente, não é um macaco, e parte em busca de seus iguais, procurando suas origens. Na cabana onde moravam seus pais, ele descobre livros e aprende a falar e escrever em inglês.

Meses depois, outro naufrágio trás à ilha Archimedes Porter, sua filha Jane e seu noivo John Clayton, que é sobrinho de Lorde Greystoke. Tazan salva Jane de um ataque de macacos hostis e apaixona-se por ela, sendo plenamente correspondido. Jane volta à Europa e Tarzan vai, após, incentivado a reclamar seu título de nobreza. A experiência na civilização, entretanto é traumática e Tarzan volta à selva deixando para trás Jane e riquezas, passando o resto de seus dias como Rei das Selvas.


Sucesso

Depois do extraordinário sucesso em revistas, tiras de jornais, livros e cinema, estreou em TV em 1966.
Com o sucesso e o passar do tempo várias modificações foram feitas e Tarzan ganhou a companhia da macaca Chita (Cheetah), e o garoto Boy, que ele adota como filho, mas há versões em que é filho de Tarzan e Jane. Na TV, o menino chama-se Jai e não há a participação de Jane.
No cinema, foram vários os atores que deram vida ao personagem. O Tarzan mais famoso, entretanto, foi Johnny Weissmuller. A série da Tv foi protagonizada por Ron Eli, que fez relativo sucesso, mas deixou de lado o encanto do personagem, uma vez que protagonizou um Tarzan que falava fluentemente, dirigia jeeps e até chegou ao cúmulo de pilotar avião.

Vídeo mostra a abertura original da Série Tarzan para a Televisão




Curiosidades
<> Johnny Weissmuller antes de fazer Tarzan, foi campeão olímpico de natação. Quando ele descobriu que podia nadar mais rápido que os crocodilos, passou a dispensar dublês.

<> Weissmuller também é dono do mais famoso grito de Tarzan. Todos os Tarzans que apareceram depois dele, usavam em seus filmes o grito de Weissmuller.

<> Várias atrizes viveram Jane. A mais famosa foi Maureen O’Sulliver.

<> Após pendurar a tanga, Johnny Weissmuller, fez para a TV o seriado Jin das Selvas, que também fez sucesso mundial.

<> A macaca Chita era um chipanzé macho.

<> Ron Eli era outro que dispensava dublês. Isso custou-lhe a fratura de braço e várias costelas, além de um leve traumatismo craniano.

<> Os fãs de Tarzan rejeitavam Eli por ele não ser tão musculoso quanto pedia o personagem.

<> Na série da TV, com Ron Eli, foram feitas várias filmagens no Brasil, na selva Amazônica.

Nenhum comentário: