terça-feira, 25 de março de 2008

Craque do Esporte 1



Mané Garrincha

Nas fotos, ídolo maior do Botafogo, o grande amigo Pelé e estrela na seleção do Brasil.

Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e mundial. Chama-lo de “Anjo das pernas tortas” mais que um elogio era a constatação de “meia” verdade, uma vez que pernas tortas era uma verdade. Já anjo... os adversários que o digam! O apelido que mais marcou e o mais verdadeiro: “Alegria do Povo”.
Nascido no distrito de Pau Grande, na cidade de Majé, Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1933, era de família muito
humilde, tendo mais 14 irmãos.
Garrincha, a bem da verdade, não poderia jogar bola, já que suas pernas, além de tortas, a esquerda era seis centímetros mais curta que a direita, vítima de poliomielite na infância, embora historiadores afirmem que simplesmente ele nasceu assim.

Aos 14 anos começa a jogar no EC Pau Grande, passando rapidamente por um time de Petrópolis que um dia treinou com o Botafogo. Neste treino o talento do menino chamou a atenção e logo o garoto estava treinando entre os reservas do Botafogo onde, num treinamento, deu vários dribles em Nilton Santos, então já consagrado zagueiro do time da Estrela Solitária.

Garrincha defendeu o Botafogo carioca de 1957 a 1966, quando foi contratado pelo Corinthians onde jogou alguns meses. No Flamengo jogou em 1969 e em 1972 vestiu a camisa do Olaria. Chegou a vestir num amistoso a camisa do Vasco da Gama contra o Bangu, marcando um gol.

Na seleção brasileira disputou as Copas do Mundo de 1958 e 1962, sendo que nesta segunda, após a contusão que afastou Pelé, ele, Garrincha, tornou-se o maior nome brasileiro, chamando para si a responsabilidade da conquista.

Problemas que abreviaram a carreira e a vida de Garrincha: inúmeras injeções para aliviar as dores em seu joelho, bebida e – dizem – seu envolvimento amoroso com a cantora Elza Soares, já que abandonou a família para viver com a artista. Quanto a isso, esse blog registra mas absolutamente não toma qualquer partido.

Garrincha morreu vencido pela bebida em 20 de janeiro de 1983, no Rio de Janeiro.

O vídeo mostra uma homenagem ao eterno ídolo, com imagens do inesquecível Canal 100.




Curiosidades

<> Em toda sua carreira, Garrincha disputou oficialmente 714 jogos, marcando 283 gols.
<> Além dos times citados acima, Mane vestiu as camisas de Atlético Júnior de Barranquilla, Colômbia e da Seleção Carioca.
<> Pela seleção do Brasil foram 60 jogos com 19 gols.
<> Em todos os jogos que fez pelo Brasil, só uma derrota foi registrada: 1x3 para a Hungria, na Copa de 1966.
<> Jogando pela seleção ao lado de Pelé, Garrincha nunca conheceu uma derrota sequer.
<> Dois filmes para o cinema e uma música composta e gravada por Moacyr Franco são homenagens ao craque.
<> Para Garrincha, todos os adversários tinham um só nome: João.

Nenhum comentário: