quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Seriados 16


Rin Tin Tin

Um dos primeiros animais a fazer sucesso em seriado de TV foi o cão pastor alemão Rin Tin Tin.

O enredo se passa num forte apache do Arizona onde, numa unidade da cavalaria, o garoto Cabo Rusty, que havia ficado órfão após o ataque de índios, é adotado como “mascote”. O melhor amigo de Rusty é seu cachorro Rin Tin Tin.

Quando sentia-se em perigo, Rusty dava um grito que acabou tornando-se um bordão famoso: “Yo ho Rinty!”, e lá vinha seu fiel amigo livra-lo de qualquer encrenca.

O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922 e foi sucedido por mais dois cães, sempre da raça pastor alemão.

Nos principais papéis: Lee Aaker (Cabo Rusty), James L. Brown (Ten. Rip Masters), Joe Sawyer (Sgt. Biff O’Hara) e Rand Brooks (Cap. Boone).

Havia 3 cães no seriado: o mais famoso, Junior, era o que aparecia mais junto aos atores e o que apresentava-se para sessões de fotos. Mas como ele ficava nervoso ao lado de cavalos, um outro cão era filmado correndo juntos à cavalaria. Um terceiro cão, o Hey You aparecia nas cenas de luta, mas não podia ser filmado em close, pois tinha uma deformidade nos olhos.

O vídeo mostra a abertura do seriado






Curiosidades

<> O cão original nasceu em 1918 e morreu em 1932.
<> O primeiro Rin Tin Tin surgiu em 1922. Sua primeira aventura protagonizada no cinema foi em 1923, no filme Where The North Begins.
<> Credita-se ao enorme sucesso popular do cão artista, o salvamento da falência iminente do Estúdio dos irmãos Warner, a Warner Brothers.
<> A rede ABC estreou um seriado em 1959, seguindo até 1961. Outro seriado foi lançado em 1962 até 1964, desta feita pela rede CBS.
<> Nos anos 70 mais uma vez a série ganhou nova versão, com sucesso de público.
<> Pelas leis americanas não era permitido que crianças trabalhassem mais de 4 horas por dia e, por isso, cada episódio de Rin Tin Tin chegava a durar 3 dias de filmagens.

Nenhum comentário: