quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Dubladores 2



Borges de Barros

Fazendo humor na Praça da Alegria e recebendo o reconhecimento do "dr. Smith"

Morreu dia 12 de dezembro de 2007, aos 87 anos, Borges de Barros, um dos maiores dubladores do Brasil. Nascido Fileto Borges de Barros em Corumbá-MS, em 27 de março de 1920, foi também humorista.
Ainda adolescente era professor de catecismo e nunca pensou em ser artista. Anos depois, já em São Paulo, apresentou-se numa festa de final de ano no Instituto de Ciências e Letras, onde estudava em São Paulo, e viram nele, talento.
Assim Borges de Barros foi encaminhado à Rádio Difusora, passando depois a trabalhar no estúdio de gravação da Standard Propaganda, onde passou a ganhar bom dinheiro para ajudar a família.

Sua capacidade de fazer várias vozes diferentes o levou às dublagens, onde ganhou fama.
Entre seus personagens mais famosos de dublagens está o dr. Smith de Perdidos no Espaço, tanto que o ator Jonathas Harris, quando veio ao Brasil foi apresentado à Borges de Barros no Programa Hebe, na Record. Harris ficou emocionado e disse que Barros foi o melhor dublador de Smith no mundo inteiro.

Borges de Barros também deu voz ao Pinguin no seriado Batman dos anos 60, Moe dos Três Patetas, Zeca Urubu do Pica Pau, Gigars em Os Cavaleiros do Futuro e Capitão Lord, o comandante de Titanic, entre muitos outros.

Como humorista, trabalhou muitos anos na Praça da Alegria, onde fazia o mendigo Caro Colega. Sua parceria com Manoel de Nóbrega começou na TV Paulista (hoje Globo) nos anos 50, seguindo para a Record nos anos 60. Ficaram juntos por 25 anos. Seu último trabalho na TV foi com Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça é Nossa no SBT.

Curiosidades
<> O pai de Borges de Barros, Leobino Borges de Barros, morreu assim que ele nasceu. Ele foi criado pela mãe Tereza de Jesus Lívio e mais cinco irmãos
<> Fez também novelas na Record e Globo.

Nenhum comentário: