sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Grandes Humoristas 9


Grande Otelo

Mineiro de Uberlândia, Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em 18 de outubro de 1915 e morreu em Paris, França, em 26 de novembro de 1993 aos 78 anos.

Ator, cantor e compositor, Grande Otelo foi um dos maiores nomes do cinema, teatro – principalmente o teatro de revista – e televisão no Brasil. Fez, com o amigo Oscarito uma das maiores duplas de humor no Brasil.

Ainda menor de idade, em Uberlândia, conheceu a companhia de teatro mambembe, passando a viajar com o grupo, indo parar em São Paulo. Acabou fugindo da companhia e foi parar no juizado de Menores, sendo adotado tempos depois pela família do político Antonio de Queiroz, que lhe deu vida digna e estudos.

Macunaíma foi um dos seus mais importantes trabalhos. Fez teatro, cinema e TV, participando de inúmeros programas musicais, humorísticos e novelas.

Grande Otelo morreu quando estava em Paris para receber uma homenagem no Festival dos Três Continentes, em Nantes.

O vídeo mostra Grande Otelo dividindo o palco num musical com Gal Costa em O Tabuleiro da Baiana



Curiosidades

<> O grande ator Orson Welles conheceu Grande Otelo em 1942 quando esteve no Brasil e, tempos depois, classificava Otelo como o maior ator do Brasil.

<> A vida do ator foi marcada por tragédias. O pai morreu esfaqueado, a mãe era alcoólatra, e quando já era famoso, sua mulher matou seu filho de seis anos e suicidou-se em seguida.

<> Essa última tragédia aconteceu durante as filmagens de Carnaval no Fogo. Otelo filmou a cena em que fazia o papel de Julieta e Oscarito o de Romeu sem saber de nada. Abalado, afastou-se da fita e só assistiu à cena quase 30 depois.

<> Em televisão sua última participação foi na Escolinha do Professor Raimundo.

<> Ele tinha 1m50 de altura.

Nenhum comentário: