quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Tributo - 26

Fábio Sabag

Morreu na madrugada do último dia de 2008 o ator Fábio Sabag. Com 77 anos, Fábio estava internado no Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro onde tratava-se de câncer na próstata.

O ator apresentou quadro de pneumonia e a causa da morte foi insuficiência respiratória. O corpo deve ser transladado para São Paulo, onde será enterrado.

Fábio Sabag nasceu em Bariri, interior de São Paulo, 19 de novembro de 1931. Seus pais vieram do Líbano e seu nome de batismo era Fadolo (equivalente a Fábio).

Fábio perdeu o pai ainda quando criança e sua mãe teve de lutar muito para criar os oito filhos. O jovem chegou a estudar, já em São Paulo, medicina durante três anos, mas desistiu.

Fábio desde criança era fascinado pelo circo e outras artes. Começou fazendo figuração em óperas e programas de auditório, nas rádios Tupi e Difusora. Na rádio Cultura escreveu o programa Quem Sabe Mais, o Homem ou a Mulher?.

Em teatro logo fez amizade com Fernanda Montenegro, Fernando Torres, entre outros e daí por diante nunca mais deixou a carreira de ator, passando também a ser diretor.

Em televisão começou na Tupi e seu maior sucesso foi no programa Teatrinho Trol, onde ficou por dez anos.

Na Globo participou de várias novelas como ator e diretor.

Nenhum comentário: