quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Novelas - 13

Dancin’Days

Novela de Gilberto Braga, dirigida por equipe liderada por Daniel Filho, levada ao ar às 20h, pela Globo, de 10 de junho de 1978 a 27 de janeiro de 1979, com 173 capítulos

No elenco, os principais nomes foram: Sônia Braga, Antonio Fagundes, Joana Fomm, Reginaldo Faria, Glória Pires, Lauro Corona, Lídia Brondi, Mário Lago, Pepita Rodrigues, Cláudio Corrêa e Castro, Yara Amaral. Milton Moraes, Lourdes Mayer, José Lewgoy, Ary Fontoura, Beatriz Segall, entre outros.

Após onze anos de prisão, Júlia Matos (Sônia) ganha liberdade e tenta conquistar o amor da filha Marisa (Glória), que viveu todo esse tempo imaginando que Júlia estava em viagem no exteior.

O problema é que entre Júlia e Masisa estava a colunável Yolanda Pratini, irmã de Júlia, que criou Marisa como mãe, dando-lhe todo luxo e conforto.

Júlia precisa, antes de conquistar Marisa, conquistar um espaço na sociedade e, com isso ganha o coração do diplomata Cacá (Fagundes).

Foi a afirmação de Gilberto Braga como autor, retratando fielmente a classe média carioca no bairro de Copacabana e administrando com competência um elenco de primeira qualidade.

O autor soube também aproveitar com extrema competência o momento em que Os Embalos de Sábado a Noite virava febre mundial e as discotecas pipocavam também no Brasil.

A primeira cena mostra a volta triunfal de Júlia à noite carioca. Ela simplesmente arrasa na discoteca.


Essa cena praticamente virou antológica e foi ao ar no último capítulo. Depois de passar a trama inteira estranhando-se, Júlia e Yolanda – num momento esperado por todo o Brasil – estapeiam-se e rolam pelo chão até que, surpreendentemente, a cena acaba em riso e marca a volta da amizade entre as irmãs. Momento lindo no mundo das telenovelas.


Curiosidades
<> A novela fez moda com as roupas, mas principalmente com a meias lurex, que viraram febre entre o público feminino.
<> O papel de Yolanda era para ser de Norma Bengell. Joana Fomm substituiu-a às pressas e foi uma das melhores atuações da carreira de Joana. Gracinda Freire como a despachada Alzira, Mário Lago vivendo o saudosista Alberico e Yara Amaral dando vida à neurótica Áurea foram grandes destaques.

Nenhum comentário: