quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Novelas - 12

Sheik de Agadir

Novela de Glória Magadan, levada ao ar pela Globo entre 18 de junho de 1966 a 17 de fevereiro de 1967, às 21h30. Direção de Henrique Martins e Regis Cardoso, num total de 155 capítulos.

No elenco, os principais nomes foram: Henrique Martins, Yoná Magalhães, Amilton Fernandes, Leila Diniz, Mário Lago, Márcia de Windsor, Emiliano Queiroz, Marieta Severo, Yara Lins e Cláudio Marzo. A foto à direita mostra Henrique, Amilton e Yoná.

O sheik Omar Bem Nazir (Henrique Martins) envolve-se num triângulo amoroso com a jovem Janette Legrand (Yoná Magalhães) e Maurice Dumont (Amilton Fernandes), um oficial do exército francês. Em meio a esse romance misteriosos assassinatos vão acontecendo.
O criminoso ficou conhecido como O rato e seu rosto era um mistério. Apenas um par de luvas pretas aparecia, geralmente estrangulando suas vítimas e sobre os corpos sem vida era deixada uma tarântula negra. A foto acima mostra Henrique Martins e Márcia de Windsor.

Curiosidades
<> A personagem O rato foi o primeiro serial killer das telenovelas brasileiras.
<> A surpresa do público ficou para a revelação de O rato, que não era um assassino, mas sim uma assassina: Éden de Bassora (Marieta Severo).
<> A novela marcou a estréia de Marieta Severo, então com 19 anos.
<> As cenas de externas, retratando o deserto do Saara, foram feitas nas dunas de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
<> O ator Sebastião Vasconcelos usava uma vasta barba, o que o deixava bem parecido com o ditador cubano Fidel Castro. A autora Glória Magadan, exilada cubana e anti-castrista, logo deu um jeito de eliminar o personagem, que também foi morto pelo rato.

Nenhum comentário: