sábado, 27 de dezembro de 2008

Entrevistas - 2

Jarbas Duarte

Jornalista, locutor esportivo e ator, Jarbas Duarte é um homem movido a desafios, fazendo da versatilidade um de seus pontos altos.
Transmite basquete, vôlei, Fórmula 1 e lutas com a mesma facilidade com a qual empunha o microfone para um jogo de futebol, seja ele um jogo do São Bento de Sorocaba, onde começou, um clássico entre Santos e Corinthians, ou um jogo da seleção. Conhece 35 países e o Brasil de Norte a Sul.

Apresentou vários programas de TV, já apareceu em 57 comerciais e participou de duas novelas.

É o multimídia Jarbas Duarte quem aceitou prontamente o convite e participa do ícone “Entrevistas” do Ampulheta Virtual:

Moura Nápoli – Jarbas, quando e como você começou em rádio?
Jarbas Duarte – No rádio AM e FM o início foi em Sorocaba, em 1982. Fiz parte das principais equipes de esportes: Rádio Clube AM e Cacique AM Sorocaba; Rádio Brasil 5000 AM, Cultura AM, Antena 1 FM, Educadora AM, Central AM e Cidade FM, Campinas; Rádio Cultura AM, A Tribuna AM Guarujá FM e Clube AM Santos; Rádio Tupi AM, Globo AM, Gazeta AM, Record AM e News AM São Paulo; Site Oficial do Santos como narrador; Site Stiesporte como colunista. Cobri três Copas do Mundo (Itália, França e Estados Unidos), narrei Fórmula 1, cobri campeonatos Paulista, Brasileiros, Copa do Brasil, duas finais de Libertadores no Japão com o São Paulo, entre outras coisas. Na TV desde 1987, apresentei programas como Auto Shop, Liquidamix, Gigantes do Rinque, Desafio ao Galo, Guia do Carro, Superauto e outros.

MN – Quem você ouvia quando garoto? Inspirou-se em alguém?
JD – José Silvério e Osmar Santos. Quando passei por Campinas integrei uma equipe chefiada por Osmar Santos.

MN – Qual seu melhor momento?
JD – Foi no ano de 2008 quando por três meses fui o narrador da WWE no SBT.

MN – E o pior?
JD – Por incrível que possa parecer, não tive pior momento. Estive nestes anos todos subindo uma escada. Confesso por vez um degrau maior que o outro, mas sempre com muito prazer em tudo.

MN – Como é seu dia antes de um grande jogo? Você se concentra, tem algum ritual especial, ou é um dia comum como qualquer outro?
JD – Nada. Me preocupo apenas em me cuidar, não dormir tarde no dia anterior e procurar saber mais detalhes do jogo que vou narrar.

MN – Hoje você transmite os jogos via Internet. Me parece um trabalho pioneiro. Explique como funciona.
JD – Sua colocação foi perfeita. Fui pioneiro nisso em 2003, quando fui o primeiro narrador a comandar uma equipe pela Internet... não retransmitir uma rádio... ter uma equipe exclusiva para o site do Santos Futebol Clube. A equipe se chamava Santos Futebol Show. Depois fui o primeiro no site Stiesporte e depois o primeiro a transmitir pelo site Futebol Interior. Agora comando jogos na minha webradio Jdsports. Tenho me surpreendido com os resultados.

MN – Você trabalhou em várias equipes com vários profissionais. Escale duas equipes (um locutor, um comentarista, dois repórteres e um plantão) uma com profissionais com os quais já trabalhou e outra reunindo nomes de todos os tempos.
JD – Osmar Santos, Orlando Duarte, Wanderlei Nogueira e Fausto Silva. No plantão Paulo Edson, a voz do rádio.

MN – Mais alguma coisa que você gostaria de destacar?
JD – Obrigado pela oportunidade, e aguardo você que está deixando de lado o velho radinho para curtir jogos pela Internet que acompanhe em 2009 no meu site http://www.jarbasduarte.com.br/ as quartas e aos domingos grandes jogos do futebol do Brasil.

O Ampulheta Virtual agradece a Jarbas Duarte pelos votos de um Feliz Ano Novo e deseja que o narrador continue colecionando conquistas e siga sempre sem medo de inovar, criar e ousar.

Nenhum comentário: