domingo, 14 de dezembro de 2008

Craques do Esporte - 4

Ronaldo x Leônidas

Para nós que vivemos das recordações do passado mas estamos sempre conectados com o presente, não há como não traçar um paralelo muito curioso e interessante entre a chegada “fenomenal” de Ronaldo Nazário, em 2008, ao Corinthians e a chegada “triunfal” de Leônidas da Silva, em 1942, ao São Paulo.

<> Ronaldo, aos 32 anos, queiram ou não, já pode ser considerado um veterano. Mas sua qualidade técnica é simplesmente inquestionável.

<> Leônidas, chegou ao São Paulo, com 29 anos e, naquela época, essa idade já era a de um veterano. Além disso dizia-se que estava decadente.

<> Em seleção brasileira, Ronaldo viveu seu grande momento em 2002, aos 26 anos, quando foi o destaque maior do Brasil no Japão/Coréia.

<> Em seleção brasileira, Leônidas viveu seu momento maior em 1938, aos 25 anos. Embora o Brasil não fosse campeão na Itália, o Diamante Negro foi o artilheiro e melhor jogador daquela Copa.

<> Hoje, o marketing e merchandising estão ativamente presentes na vida de Ronaldo e não só dele, como da maioria dos grandes jogadores.

<> Leônidas foi possivelmente o primeiro a fazer maketing e merchandising na história do futebol brasileirio, quando virou nome de chocolate: o Diamente Negro, que, aliás, existe até hoje, fabricado pela Lacta.

<> A chegada de Ronaldo foi uma festa jamais registrada no futebol do Brasil.

<> A chegada de Leônidas ao São Paulo, guardadas as devidas proporções, foi sensacional. Parou a cidade.

Quando a maioria esperava que Leônidas chegava decadente para o São Paulo, ele ainda tinha muito futebol para mostrar e transformou-se no maior ídolo Tricolor na primeira metade do Século XX.

Quando muita gente entende que Ronaldo está acabado para o futebol, só o tempo dirá o que ele fará pelo Corinthians e o que o Corinthians fará por ele...

Nenhum comentário: