terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cantoras - 5

Míriam Batucada

Nascida Míriam Ângela Lavecchia, São Paulo, 28 de dezembro de 1946 (registrada em primeiro de janeiro de 1947, o que lhe garantia, segundo ela, “um ano a menso”) e falecida em São Paulo, 2 de julho de 1994, aos 47 anos, foi uma das grandes representantes do samba de São Paulo.

Neta de italianos por parte de pai e mãe, Miriam nasceu na Mooca e bem pequena aprendeu, com uma amiga batucar com as mãos limpas, como se estivesse empunhando um pandeiro, o q acabou sendo, futuramente, sua marca registrada.

Em 1967 recebeu convite para participar de um programa de Blota Júnior, na Record e sua atuação encantou o público. Miriam tomou conta do programa e ficou no ar durante quase duas horas, onde não só cantou como tocou todos os instrumentos do famoso Regional do Caçulinha.

No dia seguinte já estava contratada e era representada pelo então famoso empresário Marcos Lázaro. Participou de programas de Sonia Ribeiro e ganhou um programa ao lado de Ronie Von, nas tardes de sábado na emissora.

Ganhou da jornalista e apresentadora Cidinha Campos o apelido de Miriam da Batucada, que acabou ficando Miriam Batucada.

Miriam faleceu precocemente, sendo encontrada morta em seu apartamento onde morava sozinha, no bairro de Pinheiros. Ela sofreu um ataque cardíaco fulminante e foi encontrada por sua irmã, possivelmente 20 dias após o falecimento.

O vídeo mostra uma apresentação da cantora num programa da antiga TV Manchete, apresentado por César Filho.

Curiosidades
<> Apesar de todo o sucesso, Miriam gravou apenas um LP e oito compactos durante toda sua carreira.
<> Apesar de seu estilo de sambista tradicional, não teve dúvidas em gravar um disco com Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Edy Star, chamado Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10, que acabou tornando-se seu disco mais vendido.


Nenhum comentário: