segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cantoras 4

Dalva de Oliveira

Nascida Vicentina Paula de Oliveira em Rio Claro/SP, 5 de maio de 1917 e falecida em 31 de agosto de 1972, aos 55 anos.

Foi um dos maiores nomes femininos da Música Popular Brasileira e chamada por muitos como a Rainha da Voz.

Filha de mãe portuguesa, Alice do Espírito Santo e do mulato Mário de Oliveira, o Mário Carioca, teve mais três irmãs.

De infância pobre, teve passagem por um orfanato e foi faxineira e costureira e, ainda jovem, teve um problema de vista que quase a deixou cega.

Já adulta começou cantando em circos. Juntou-se à dupla Preto e Branco e logo formou o célebre Trio de Ouro (foto à direita). O Branco, da dupla, era ninguém menos que Herivelto Martins, um dos grandes composiutores brasileiros, com quem iria casar-se e manter um relacionamento conturbado.

O fim do casamento foi manchete e causou escândalo em todos os jornais e provocou uma grande e histórica polêmica musical.

O Trio de Ouro foi desfeito em 1949, quando Dalva assumiu sua carreira solo, tornando-se rapidamente uma das cantoras mais polulares do Brasil. Se Francisco Alves era o Rei da Voz, Dalva assumiu o título de Rainha.

No auge de Dalva de Oliveira não havia televisão e o rádio era a coqueluche. O público até brigava por suas preferidas como Linda e Dircinha Batista, Emilinha Borba, Marlene... e Dalva assumiu o posto de Rainha do Rádio, que anos mais tarde passaria para Ângela Maria.

Casou-se com o argentino Tito Climent que a tirou do Brasil por um tempo. Nessa época Dalva gravou em Londres e chegou a cantar para a Rainha da Inglaterra, além de morar por um tempo na Argentina, vindo ao Brasil apenas para apresentações e turnês.

Já com 47 anos, um novo amor tomou conta de seu coração, quando passou a viver com Nuno, então com 19 anos.

Com sua vida cercada por dramas e escândalos, envolveu-se num pavoroso acidente de carro, em agosto de 1965, que deixou-a agonizante num leito de hospital. Ela recuperou-se, mas ficou a marca de uma enorme cicatriz em seu rosto.

Voltou a cantar, mas os tempos eram outros e novos nomes faziam sucesso no país.

Ao final, a mulher que chegou a ser muito famosa e rica, uma verdadeira Rainha, andava de ônibus.

O vídeo mostra Dalva de Oliveira apresentando-se na Tupi e, dizem, esta foi sua última apresentação em público. Não pudemos comprovar a informação, porém vale ver sua perfeita interpretação.


Curiosidades
<> Dalva dublou a primeira versão de Branca de Neve e os Sete Anões, dos Estúdios Disney, no papel de Branca de Neve. Ela dublou todas as falas, porém as músicas foram dubladas por Maria Clara Tati Jácomo.
<> Com Herivelto Martins teve os filhos Ubiratã e Pery Ribeiro.
<> Sua relação com a bebida sempre foi um entrave à sua carreira e à própria vida.
<> Dos inúmeros sucessos, dois marcam até hoje o Carnaval: Máscara Negra e Bandeira Branca.
<> Seu sucesso maior, é um clássico da MPB: Ave Maria no Morro.

Nenhum comentário: