segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Atrizes - 7

Leila Diniz

Nascida Leila Roque Diniz, Niterói, 25 de março de 1945 e falecida em Nova Delhi, Índia, 14 de julho de 1972, aos 26 anos.

Figura pelêmica e para muitos sua cabeça e suas atitudes eram para uma pessoa adiante de seu tempo.

Aos 17 anos conheceu seu primeiro amor, o cineasta Domingos Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou três anos. Foi nesta época que deixou o magistério e iniciou a carreira de atriz. Posteriormente casou-se com o diretor de cinema Ruy Guerra, com quem teve a filha Janaína.

Iniciou em teatro e logo foi contratada pela Globo onde participou de telenovelas. No total foram 14 filmes, 12 novelas e várias peças.

Leila quebrou tabus numa época de ditadura. Escandalizou a sociedade ao exibir sua gravidez de biquíni na praia e chocou o País ao declarar: “transo de manhã, de tarde e de noite”. Ao jornal O Pasquim disse: “você pode muito bem amar uma pessoa e ir para a cama com outra. Já aconteceu comigo”.

Tal declaração rendeu ao jornal sua edição de maior vendagem. Por outro lado, provocou a censura prévia à imprensa, que ficou conhecida como "Decreto Leila Diniz".

Perseguida pela polícia política, a atriz não tem seu contrato renovado com a Globo. Passa a ser jurada do Programa Flávio Cavalcante, na Tupi, e por várias vezes é obrigada a esconder-se no sítio do apresentador.

Leila fez ressurgir o teatro de revista, após curta e bem sucedida carreira de vedete com a peça Tem Banana na Banda. Recebe de Virgínia Lane o título de Rainha das Vedetes e no carnaval de 1971 é eleita Rainha da Banda de Ipanema.

Morreu em Nova Delhi, Índia, num desastre aéreo, num vôo da Japan Air Lines, quando voltava da Austrália, onde fora receber um prêmio por sua atuação no filme Mãos Vazias.

O vídeo mostra cena do filme Todas as Mulheres do Mundo, onde contracena com Paulo José. Leila aparece lindíssima.







Curiosidades
<> Após sua morte, Marieta Severo e Chico Buarque, então casados, cuidaram por muito tempo de Janaína, filha de Leila, até que Ruy Guerra tivesse condições de criar a filha.
<> Um cunhado advogado foi tratar de trazer os restos mortais de Leila ao Brasil. Junto ao corpo, encontrou um diário onde a atriz deixou uma frase inacabada: “está acontecendo alguma coisa muito es”...

Nenhum comentário: