sábado, 22 de novembro de 2008

Programas de Humor 2

Viva o Gordo

Na década de 80, mais precisamente entre 1981 e 1987, Jô Soares apresentou, na Globo, o Viva o Gordo.

Tratava-se de um programa de sketches onde o humorista recebia os mais diversos convidados e, durante pouco mais de seis anos criou mais de 300 personagens

Dentre as personagens mais famosas, Jô criou o Reizinho, Capitão Gay, Alice no País das Maravilhas e o Zé da Galera, aquele que criou um bordão que ficou famoso: “bota ponta, Telê !!!”, referência ao técnico Tele Santana, da seleção, que não gostava de jogar com atacantes pelas pontas direita e esquerda.

De forma inteligente, a maioria dos quadros continham, de forma implícita, críticas aos governantes da época.

Selecionamos apenas dois vídeos, dos muitos engraçadíssimos do programa. O primeiro é de 1982, e mostra Bô Francineide e sua mãe, vivida por Henriqueta Brieba. Agradecimentos ao site Canal Memória, pelas imagens.


O outro vídeo é de uma das personagens mais populares do programa. Jô e Eliezer Motta em Capitão Gay eCarlos Suely.


Curiosidades
<> O título do programa vinha de uma peça de teatro do próprio Jô, Viva o Gordo e Abaixo o Regime. O “abaixo o regime”, no caso, era um trocadilho contra o “regime” militar da época.
<> Depois de deixar a Globo, transferindo-se para o SBT, Jô reeditou o programa com o nome Veja o Gordo.
<> Foi o primeiro programa humorístico comandado exclusivamente por Jô Soares que até então participava de programas como Família Trapo, Faça Humor, NFaça a Guerra, Satiricon e Planeta dos Homens, entre outros.

Nenhum comentário: