sábado, 22 de novembro de 2008

Novelas 8

Beto Rockfeller

Novela de Bráulio Pedroso, dirigida por Lima Duarte, levada ao ar pela Tupi, às 20h, de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969.

No elenco, os principais nomes eram Luiz Gustavo, Débora Duarte, Bete Mendes, Irene Ravache, Walter Forster, Maria Della Costa, Ana Rosa, Marília Pêra, Jofre Soares, Zezé Motta, Pepita Rodrigues e Renato Corte Real.

As fotos mostram o triângulo amoroso da trama: Beto com Lú (Débora Duarte), com Renata (Bete Mendes) e Cida (Ana Rosa).

A trama mostrava Beto (Luiz Gustavo), charmoso representante da classe média, trabalhador em uma casa de calçados, que consegue penetrar na alta sociedade, através de Lú (Débora Duarte), sua namorada.

Só que Beto se fazia passar por milionário. O conflito de Beto ficava entre Lú, a moça da sociedade e Cida (Ana Rosa), a humilde namoradinha do bairro. Com isso Beto tinha de usar de todo tipo de artimanhas para que ninguém soubesse de sua origem humilde. Porém isso não era segredo para Renata (Bete Mendes), jovem grã-fina decadente.

Beto Rockfeller foi um divisor de águas na telenovela brasileira. Passava a abordar temas brasileiros com linguagem mais atual e próxima do telespectador, deixando de lado o “ranço” de novelas dirigidas por Glória Magadan que criou o estilo vigente até então de capa-e-espada, castelos, príncipes e reis, heróis e heroínas, o que nada tinha a ver com nossa realidade.

O vídeo mostra cena da novela onde Luiz Gustavo contracena com o saudoso Walter Forster. A cena ficou conhecida como "golpe do baú".



Curiosidades
<> Beto Rockfeller foi o primeiro anti-herói das telenovelas.
<> O grande sucesso fez com que a Tupi ordenasse que a novela fosse esticada mais que o previsto, o que culminou com forte estava do autor que foi obrigado a afastar-se provisoriamente da escrita da trama.
<> Bráulio Pedroso foi substituído interinamente por Eloy Araújo e mais dois colaboradores.
<> Depois de um período de "férias" Bráulio Pedroso reassumiu e levou a novela, com sucesso, até o final.

Nenhum comentário: