segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Esportes Rádio e TV 3

Pedro Luiz

Nascido Pedro Luiz Paoliello em São Tomás de Aquino-MG, em (?) e falecido em São Paulo, 12 de julho de 1998.

As fotos desta postagem foram extraídas do blog do grande Milton Neves, a quem deixamos nossos agradecimentos.

Considerado um dos mais perfeitos narradores de todos os tempos, formou e comandou grandes equipes esportivas. Em rádio trabalhou na Pan-americana (Jovem Pan), Bandeirantes, Tupi, Difusora, Nacional (Globo) e Gazeta. Em TV, Globo, Tupi, Record e Gazeta.

Veio para São Paulo nos anos 30, onde tornou-se uma verdadeira lenda. Entre 1950 e 1998, transmitiu ou participou de todas as Copas do Mundo.

Sua primeira Copa, em 1950, trabalhava na Pan-americana. Na segunda, 1958, já na Bandeirantes, conseguiu o marco de atingir 90% de audiência, ao lado de Edson Leite e Mário Moraes, dois outros “monstros” do rádio esportivo daquela época.

Em 1963, encarando um desafio, deixou a direção de esportes da Bandeirantes para criar, na Tupi, a espetacular e premiadíssima Equipe 1040.

Narrava com incrível precisão e soube parar no momento certo. Mas um nome como Pedro Luiz, poderia deixar de narrar, mas não poderia abandonar o microfone esportivo. Assim, passou a ser comentarista, mantendo a mesma classe e categoria.

Sua última transmissão como locutor foi a decisão do Paulistão de 1974, entre Palmeiras e Corinthians. Ele trabalhava na Nacional (Globo).

Em 1987, este jornalista/bloguista teve a honra de privar da companhia da “lenda” Pedro Luiz que esteve na festa dos Melhores do Esporte do Jornal Periscópio de Itu. Pedro esteve em Itu ao lado de Wanderley Nogueira (Jovem Pan) e desfilou sua elegância e simpatia.

Curiosidades
<> Morreu uma hora após o encerramento de Brasil x França, final da Copa do Mundo de 1998.
<> Já estava internado na UTI de um hospital e não chegou a ver o fracasso da seleção que tanto acompanhou em tantas Copas.
<> Revelou grandes nomes da imprensa esportiva como Marco Antonio Mattos e Carlos Aymar (já falecidos), Luciano do Valle e Juarez Soares, entre muitos outros.
<> Deixou espoesa e quatro filhos, entre eles, Pedro Luiz Júnior, que era comentaristada rádio CBN de Campinas, quando foi barbaramente assassinado na porta de sua residência, em 2004.

Nenhum comentário: