domingo, 23 de novembro de 2008

Cadê Você 6

Eloísa Mafalda

Indiscutível o sucesso de A Grande Família. Aliás, o seriado é uma reedição. Foi ao ar pela primeira vez entre 1972 e 1975 também na Globo.

Naquela época, Dona Nenê, hoje vivida de forma excepcional por Marieta Severo, foi interpretada magistralmente pela grande atriz Eloísa Mafalda.

A foto abaixo mostra os dois elencos do seriado. À direita, Luiz Armando Queiroz (Tuco), Osmar Prado (Júnior), Paulo Araújo (Agostinho), Djenane Machado (Bebel), Brandão Filho (Seu Floriano), Eloísa Mafalda (Dona Nenê) e Jorge Dória (Lineu). À esquerda, Lúcio Mauro Filho (Tuco), Marco Nanini (Lineu), Marieta Severo (Nenê), Guta Stresser (Bebel) e Pedro Cardoso (Agostinho).

Há internautas querendo saber por onde anda essa grande atriz brasileira. Fomos pesquisar e aí vai:

Eloísa Mafalda chama-se Mafalda Theoto e nasceu em Jundiaí-SP, 18 de setembro de 1924, estando com 84 anos, portanto.

Esportista, foi grande nadadora e quase participou das Olimpíadas de 1936 (mas tinha apenas 12 anos, na época e por isso não se sabe se o fato é verdadeiro ou lenda). Mas brincando, Eloísa diz que “foi Hitler quem me atrapalhou”.

Em 1940 seus pais se separaram e ela, juntamente com o irmão Oliveira Neto, vieram para São Paulo. Oliveira acabou tornando-se um dos maiores radialistas do Brasil, trabalhando em rádios como Tupi e Difusora.

Eloísa começou trabalhando como costureira e depois foi ser auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Já o irmão transferiu-se para a Tupi/Tamoio, no Rio de Janeiro e para leva-la junto, conseguiu para Eloísa um teste na rádio. Ela foi aprovada e iniciou sua carreira artística, deixando Mafalda Theoto delado para dar vida à Eloísa Mafalda.

Logo transferiu-se para a rádio Nacional e iniciou em televisão na TV Paulista, que logo viraria Globo.

Foram inúmeros papéis em teatro, cinema e televisão, fazendo grandes e marcantes papéis em novelas como Maria Machadão em Gabriela (1975) e Pombinha Abelha em Roque Santeiro (1985, foto ao lado com Lucinha Lins como Santinha e Ary Fontoura, Florindo Abelha) além, é claro, de Irene Silva, a Dona Nenê, em A Grande Família.

Hoje Eloísa Mafalda vive no Rio de Janeiro, onde curte sua aposentadoria e se diz tranqüila e feliz. Ainda é bastante ligada à Jundiaí, onde vivem seus irmãos e demais familiares.

O vídeo mostra cena de Gabriela, onde Eloísa Mafalda deu vida à Maria Machadão, um dos papéis mais marcantes de sua carreira. Ela comandava com mãos de ferro o Bataclã, onde era “respeitada” até pelos coronéis. Ela contracena com Fulvio Stefanini, no início da cena.

Nenhum comentário: