sábado, 3 de novembro de 2007

Seriados 3




Os Três Patetas

Pastelão? Bota pastelão nisso. Os Três Patetas era o ponto alto das trapalhadas, tortas na cara, tapas, dedo nos olhos e por aí vai.
Várias formações atuaram mas as duas mais famosas – e mais engraçadas – foram com Moe, Larry e Shemp ou então Moe, Larry e Curly. Mas Moe e Larry também atuaram com Joe e Curly-Joe.

Quem eram

Moe Howard - nasceu em 19 de junho de 1897, em Nova Iorque e seu nome verdadeiro era Moses Horvitz. Ele foi o quarto de cinco irmãos. Apaixonado pelo teatro, nunca terminou seus estudos universitários. Em março de 1925, casou-se com Helen Schonberger que era prima de Harry Houdini o famoso mágico e prestidigitador. Em 1934, ao lado do irmão Curly e do amigo Larry assina contrato com a Columbia Pictures, nascendo assim The Three Stooges (Os Três Patetas). Moe teve dois filhos: Joan e Paul, e morreu aos 78 anos, em 4 de maio de 1975.
Larry Fine - cujo nome de batismo era Louis Fienberg, nasceu na Pennsylvania em 5 de outubro de 1902. Ainda criança, Larry queimou o braço esquerdo com ácido que seu pai usava no trabalho de ourives, sendo obrigado a passar por um enxerto de pele e o médico recomendou que ele aprendesse a tocar violino, para reforçar a musculatura. Ele passou a dominar o instrumento de tal forma que chegou a tocar profissionalmente. Também ganhou dinheiro como boxeador, peso-leve. Casado com Mable, Larry teve um casal de filhos, Phyllis e Jhonny, que morreu tragicamente aos 24 anos, num acidente de carro. Já viúvo, em 1970 Larry sofreu um ataque cardíaco e afastou-se do grupo. Faleceu em 24 de janeiro de 1975, aos 72 anos.
Curly Howard - era irmão caçula de Moe. Nasceu Jerome Lester Horvitz em 22 de outubro de 1903, no Brooklyn. Quando decidiu entrar para o grupo, Curly aceitou cortar bigodes e raspar “a zero” seus longos cabelos castanhos. Passou por quatro casamentos e teve duas filhas. Em 1946, sofreu um ataque cardíaco. Sua saúde decaiu rapidamente a partir de 1949, após sofrer seu segundo enfarto. Em 18 de janeiro de 1952, morreu com apenas 49 anos.

Nas fotos, Moe, Larry e Curly.

Final da primeira parte. Na segunda parte, Shemp, Joe e Curly-Joe, além de curiosidades.

Nenhum comentário: