sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Seriados 1


Os Monstros



O que pensar de uma família em que a única pessoa considerada bonita e normal para nossos padrões era rejeitada por ser “estranha”? Assim era Os Monstros, que a ABC produziu entre 1964 e 1966 e no Brasil foi exibido pela Record, Tupi e SBT. Trata-se de uma família de monstros onde a sobrinha Marilyn, por aparentar ser normal, ara vista como o “patinho feio” da família.

A família Monstro era composta pelo casal Herman (Fred Gwynne) e Lily (Yvonne de Carlo), o filho Eddie (Butch Patrick), a sobrinha Marilyn (Beverley Owen, depois Pat Priest) e Vovô (Al Lewis). Eles moravam numa grande mansão na Mockingbird Lane, no Mockingbird Heights, algo como Travessa das Gralhas, no Monte das Gralhas. E o número era 1313.

Herman Monstro, 2m23 de altura, era uma figura horripilante, porém de imenso coração. Atrapalhado, era filho de um certo Dr Frankeinstein. Herman trabalhava numa agência funerária, mas sempre estava em busca de emprego melhor. Sonhava em administrar um cemitério. Lily Drácula Monstro era esposa devotada, perfeita mãe de família e vampira nas horas vagas. Eddie, ou Edward Wolfgang Monstro, com dez anos, era o filho e seria normal se não fosse a pele esverdeada, as orelhas ponteagudas e os dentes caninos afiadíssimos. Já a sobrinha Marilyn era loura, olhos verdes, um “verdadeiro horror” para a família, mas nem por isso menos amada. Finalmente o Vovô, simpático e atrapalhado velhinho de 370 anos, que vivia em seu laboratório a fazer experiências que em 100% das vezes resultava em desastre.
A série explodiu como sucesso imediato, conquistando os Estados Unidos. Foi produzida em preto-e-branco até que a concorrência lançou Batman no mesmo horário, em cores, o que obrigou a Os Monstros, passar a ser também colorido, o que acabou encarecendo demais a produção que tinha orçamento curto – embora fosse sucesso. A maioria dos episódios era filmada com apenas uma câmera e sem cenas de externa.
Os Monstros também teve a concorrência de outras duas famílias da época: a Família Adams e A Feiticeira.
Curiosidades

<> Originalmente o papel de Eddie deveria ser de Billy Mummi, mas seus pais não aceitaram as pesadas maquiagens a que o personagem tinha de submeter-se. Tempo depois Billy acertava para viver Will Robinson em Perdidos no Espaço. Mesmo assim houve um episódio de Os Monstros em que Billy contracenou com Butch Patrick.
<> Fred Gwynne arrependeu-se por seu envolvimento com a série, pois sua imagem acabou por demais ligada ao personagem e ele jamais teve algum papel de destaque depois da série.
<> Fred usava pesada maquiagem e suas roupas e sapatos pesavam mais de dez quilos, por isso suas cenas eram todas gravadas na parte da manhã, quando a temperatura era mais amena.
<> O carro do Vovô, um caixão sobre rodas, foi construído por George Barris, que também criou o Batmóvel.
<> Mortes: Frederick Hubbard Gwynne (Fred Gwynne) tinha 1m96 e morreu prestes a comemorar 67 anos; Peggy Yvonne Middleton (Yvonne de Carlo) era canadense e morreu aos 85 anos; Albert Meister (Al Lewis) morreu de causas naturais aos 95 anos.

Nenhum comentário: