terça-feira, 23 de outubro de 2007

Grandes Animadores - 1


BOLINHA


Nascido Edson Cabariti, em Araçatuba (SP) em 1936, Edson "Bolinha" Cury foi um dos grandes animadores de auditório da TV brasileira. Iniciou, porém, em rádio animando programas de calouros.

Na TV, Bolinha estreou na Record em 1959, apresentando luta livre. Na Excelsior, em 1966 animou o Clube do Vovô. Um ano após passou a ocupar o posto deixado por Chacrinha, que deixava a emissôra, passando a animar A Hora do Bolinha.

Em 1970 mudava-se para a Record, mas seu programa teve maior longevidade na Bandeirantes, onde ficou por muitos anos - quase 30 - sendo uma das referências das tardes de sábado.

Irreverente, Bolinha criou estilo próprio, sempre usando camisas de estampas berrantes e gosto duvidoso. Embora volumoso em sua silhueta, o apresentador era ágil e abusava de caras e bocas, sempre com muito humor e astral elevado.

Vítimado por um câncer, morreu aos 62 anos, já longe das câmeras, no Guarujá, cidade que adotou.


Curiosidades

<> Leandro e Leonardo foram lançados no Clube do Bolinha

<> Foi o apresentador que mais abriu espaço para a arte gay na TV num quadro dedicado aos transformistas

<> Teve passagem como repórtes esportivo na Exselcior no início da carreira

<> A vinheta do seu programa fo composta pelo amigo Raul Gil e ficou famosa: "Bolinha, Bolinha/Está na hora de você entrar na linha/ Bolinha, Bolinha/ Está na hora de você entrar na linha/ Cantando bem você ganha os parabéns/ Cantando mal vai cantar no seu quintal/ Bo, Bo, Bo, Bolinha/ Está na hora de você entar na linha".

Nenhum comentário: